segunda-feira, 4 de abril de 2011

U2 levanta povo argentino


Ariel Palacios
BUENOS AIRES - "U2 no se va…U2 no se va!" (U2 não vai embora, U2 não vai embora!). Este foi o cântico entoado diversas vezes na noite deste sábado, 2, pelo público que acotovelava-se no estádio de La Plata, cenário onde o U2, dentro do tour "360°" protagonizou seu segundo show da semana na Argentina. Bono, líder do grupo, agradeceu diversas vezes pelo frenesi dos argentinos e sugeriu que não tinha vontade de ir embora do país.
Natacha Pisarenko/AP
Natacha Pisarenko/AP
U2 faz sua segunda apresentação em Buenos Aires
A resposta das 60 mil pessoas presentes foi de um "hurra" generalizado. Ao longo de duas horas e meia de show, em várias ocasiões, Bono agradeceu o entusiasmo do público e disse que estava feliz de estar em Buenos Aires. A gafe (na realidade Bono estava na cidade de La Plata, a 57 quilômetros de Buenos Aires) foi carinhosamente ignorada pelo público que estava ansioso pelas canções do grupo irlandês.
O prelúdio do show foi realizado pela banda inglesa Muse, que - sob o comando de Matthew Bellamy - começou a preparar o clima para o U2. Mas, antes de iniciar o show liderado por Bono o público ouviu pelos alto-falantes do estádio a canção Música ligeira, do roqueiro argentino Gustavo Cerati, que está em coma por um AVC desde o ano passado. A plateia reagiu com um estrondoso aplauso em agradecimento ao U2 pela homenagem ao músico argentino.
Na sequência o público foi surpreendido com os acordes da sexta sinfonia de Ludwig van Beethoven. Após a bicentenária melodia do compositor alemão houve uma pausa. Na sequência, sob os urros da plateia, entraram no palco Bono, o guitarrista (e também cantor) The Edge, o baixista Adam Clayton e o percussionista Larry Mullen.
O grupo entoou um dos clássicos do U2, a canção Ever better than the real thing, marcada pela guitarra de The Edge. O público celebrou o início da apresentação com uma ovação que fez o estádio tremer. Na sequência, o grupo arrancou aplausos com New Year's Day.
Ao longo do show Bono exibiu seu carisma e não hesitou em balbuciar algumas palavras em espanhol ao convidar uma garota da plateia para ler a letra de Gracias a la vida. A canção, da poetisa e cantora chilena Violeta Parra (1917-1967), tornou-se mundialmente famosa na voz da cantora argentina Mercedes Sosa (1935-2009). Apesar dos erros de pronúncia do irlandês - e de algumas falhas na letra - os fãs celebraram a interpretação pitoresca de Bono.
Bono também fez piadinhas com o público, explicando que Mullen, "quando dança, estamos em problemas". Sobre Clayton, explicou que bebeu muito chimarrão em Buenos Aires e que teve a companhia de belas argentinas. "A companhia de umas 'bombons' (gíria para designar mulheres bonitas) argentinas!". Sobre seu guitarrista, fez mistério: "ah, e The Edge... ah...".
Fonte: Estadão Cultura
Revisão, Adaptação e postagem: Magno Oliveira

Um comentário:

  1. Debe haber estado increíble! No sé cómo estando tan cerca (Montevideo) no fuí! U2 es una banda que me encanta!

    ResponderExcluir

Obrigado por interagir conosco!