Banda Lira Suzanense recruta músicos amadores de Suzano


 Músicos amadores residentes em Suzano têm a oportunidade de fazer parte da banda mais tradicional do município, a Banda Lira Suzanense. A banda, que conta atualmente com 20 componentes, quer aumentar seu tamanho e chegar a um grupo de 30 músicos. Interessados podem visitar um ensaio do grupo às quartas-feiras, das 19h às 22h, na avenida Major Pinheiro Froés, 184, no Parque Maria Helena.

Segundo o presidente da Banda Lira Suzanense, Luiz Antônio Rachid, a banda nasceu como Banda dos Figueira, no ano de 1915. Depois, tornou-se a banda da família Moreira e, em 1958, passou a ser administrada pela família Rachid. “Ela ficou um período de dez anos sem funcionar. Quando o prefeito Marcelo Candido assumiu a administração, ele quis resgatar a cultura musical do município e aí a banda foi retomada”, conta.

O presidente da banda destaca também o esforço do secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, em retomar o trabalho da Banda Lira Suzanense. “Ele é do município, cresceu vendo as apresentações e sabia da importância da banda”, acrescentou Rachid.

Para ele, músicos amadores que participam da Lira Suzanense ganham muita experiência. “A banda é conhecida no Alto Tietê inteiro, então ela é um trampolim para o músico se tornar profissional”, disse. Para Rachid, todos os músicos também ganham ao ter contato com outros profissionais da área. “É como se fosse um estágio depois que eles terminam a faculdade”, compara.

A Banda Lira Suzanense se apresenta no Restaurante Popular no 3º sábado do mês, às 18h, no Baile da Melhor Idade. “Também estamos buscando patrocínio para fazer apresentações nos bairros”, acrescentou o presidente da banda.

Os músicos que querem fazer parte da Banda Lira Suzanense podem obter mais informações nos dias dos ensaios ou pelo telefone 4759-1962.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA DE POÁ SERÁ DIA 19

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo