terça-feira, 12 de maio de 2015

Fundação Pró-Memória comemora 95 anos da EMEF Senador Flaquer com exposição virtual

Escola mais antiga em atividade no Grande ABC, a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Senador Flaquer completa 95 anos neste mês e, para celebrar o aniversário, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul organizou a exposição virtual EMEF Senador Flaquer: 95 anos de ensino e lembranças. A mostra ficará em destaque no site da instituição (www.fpm.org.br) até o próximo dia 31. Após essa data, poderá ser acessada pelo mesmo link, na página Exposições Virtuais.

O intuito da mostra é relembrar os espaços que compunham a EMEF Senador Flaquer, as mudanças da fachada e de sua nomenclatura, e também homenagear professores, diretores e demais funcionários que por lá passaram, despertando nos alunos – atuais e antigos – memórias de amigos, ensinamentos, brincadeiras, enfim, de momentos felizes.
A história do Senador Flaquer remonta a 30 de abril de 1920, com o decreto de sua criação, seguido por sua publicação no Diário Oficial em 5 de maio, e sua instalação, em 8 de maio do mesmo ano, data em que se comemora o aniversário da escola. Por seus bancos escolares, passaram quase todos os sul-são-caetanenses que aqui residiam antes do movimento autonomista, porque foi somente na década de 1950 que surgiram outras escolas primárias públicas. Entre os que lá estudaram estão os ex-prefeitos Anacleto Campanella, Oswaldo Samuel Massei e Hermógenes Walter Braido. O primeiro diretor da escola foi Anísio Novaes. Hoje quem ocupa o cargo de diretora é Daniela Rebustini Bottecchia.
Patrono – José Luiz Flaquer foi médico, professor e deputado estadual, nascido em Itu, em 1° de maio de 1854, e falecido em 5 de dezembro de 1924. Foi casado com Elisa de Menezes Camargo, com quem teve dez filhos. Seu bisneto Antônio Flaquer foi prefeito de Santo André e deputado estadual. Mais informações sobre a exposição virtual podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.
Postagem: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!