segunda-feira, 18 de maio de 2015

RAIZ MOVIMENTO CIDADANISTA COBRARÁ EFETIVAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA DE POÁ

Cobrança será feita em reunião, nesta terça-feira (19), entre movimento, Secretário de Cultura Douglas Aspasio e Vereador Lázaro Borges (PROS).


Poeta e jornalista Magno Oliveira pediu durante o Fórum Raiz de Cultura, que o vereador tomasse alguma providencia sobre o caso.

Encontro foi articulado pelo parlamentar, após ser cobrado por Magno Oliveira, membro da Raiz Movimento Cidadanista Poá - SP sobre a sanção do projeto criando o Sistema Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho de Cultura em Poá. Isso ocorreu durante o debate no 1º Fórum Raiz de Cultura – Museus, o qual Lázaro foi o único parlamentar presente apesar de todos os vereadores terem sido convidados.


A reunião terá início a partir das 15 horas, na sede da Secretaria de Cultura, o movimento estará representado pelo círculo de cultura da Raiz Movimento Cidadanista de Poá, círculo este, que tem entre os seus membros o jornalista e poeta Magno Oliveira. “No dia do fórum cobrei o vereador, pois ele com o seu cargo pode ajudar cobrando o atual prefeito para que faça os tramites para instituirmos em Poá o Conselho de Cultura, que é muito importante”.  Diz Oliveira, que conclui “Sou membro do Conselho Popular de Cultura, participei de reuniões, que antecederam a formação do conselho, toda a eleição e a posse, vejo a luta de tantos artistas e colegas, que fazem cultura na cidade, não poderia perder a oportunidade de ajudar nesta luta. Desta reunião esperamos sair com respostas positivas quanto a isso. Desde 2013 o projeto foi aprovado e até hoje esperamos a sanção do prefeito, não conseguimos enquanto o ex-prefeito cassado Testinha (SDD) esteve lá. Desta vez com Marcos Borges (PPS) quem sabe temos melhor sorte”.

Segundo o poeta e jornalista desde 2005 há por parte do segmento cultural um trabalho para que haja a criação do Conselho, em 2009 voltou os trabalhos pela criação sendo que em dezembro de 2013 finalmente a Câmara de Vereadores aprovou a lei que o cria, porém para sua validade é preciso, que o projeto seja sancionado pelo prefeito. Os membros representantes da sociedade civil foram eleitos ano passado e tomaram posse em maio, porém como na época o ex-prefeito cassado Testinha (SDD) não sancionou o grupo não pode iniciar atividades. Com isso criaram o Conselho Popular de Cultura, este grupo desde janeiro tem realizado fóruns na cidade e buscado auxiliar os grupos de cultura de Poá para obter conquistas.

A Raiz Movimento Cidadanista Poá - SP levará outras pautas ao Secretário de Cultura e o vereador, entre elas: Criação da Comissão de Cultura na Câmara Municipal de Vereadores, informações sobre como está e será feito uso do Teatro, apresentações de leis não respeitadas pela pasta e que apesar de sancionadas não tem sido executadas, entre outras reivindicações, que foram colhidas ao longo dos dias com diversos grupos e artistas da cidade.

O círculo de cultura da Raiz já está organizando o 2º Fórum Raiz de Cultura o tema escolhido foi Biblioteca. Convidados, data e local estão para serem definidos nos próximos dias.

A Raiz Movimento Cidadanista é articulada nacionalmente e está presente em quase todos os estados do Brasil, inclusive o DF. Luiza Erundina e Célio Turino são idealizadores do movimento, que pretende se tornar partido em breve.
Em Poá há 2 círculos, comunicação e cultura. Esporte, Meio Ambiente, Jovem entre outros estão sendo criados pelo movimento. Quem desejar fazer parte de algum círculo pode entrar em contato pelo e-mail: raizmovimentocidadanistapoa@gmail.com

Site da Raiz Movimento Cidadanista:

Fan Page da Raiz Movimento Cidadanista


Fan Page da Raiz Movimento Cidadanista Poá – SP


Foto: Natan Felipe (Círculo de Comunicação Raiz Movimento Cidadanista Poá - SP)
Fonte: Círculo de Comunicação da Raiz Movimento Cidadanista Poá - SP







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!