sexta-feira, 29 de maio de 2015

Pinacoteca recebe a mostra Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz


Abertura 23 de maio, sábado às 11h | Em cartaz até o dia 06 de setembro de 2015
A Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe, a partir do dia 23 de maio, a exposição Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz, uma seleção de 60 pinturas e esculturas de grandes artistas modernos como Lasar Segall, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, José Pancetti e Hélio Oiticica.
Ao longo dos últimos 30 anos, a Fundação Edson Queiroz, sediada em Fortaleza, vem constituindo uma importante coleção de arte que percorre a história da arte desde seus primórdios até a atualidade, do século XVII ao XXI. Reunido pelo Chanceler Airton Queiroz, o acervo está, segundo especialistas, entre os 10 mais relevantes do País.
A partir da coleção, que permite as mais variadas leituras e recortes, foram criados núcleos históricos ressaltando a pujança de um Brasil inventado pelos percursos da arte -- Trajetórias reuniu, em 2013, 250 obras que permitiram uma viagem pelo tempo e pela história, remetendo a referências artísticas mundialmente conhecidas.


Em 2014, a mostra Abstrações propôs um diálogo entre os acervos das coleções da Fundação Edson Queiroz e de Roberto Marinho, exibindo um total de 169 obras de artistas como Mira Schendel, Antônio Bandeira, Cícero Dias, Iberê Camargo, Abraham Palatnik e Tomie Ohtake.
De qualidade excepcional, a presente mostra vem consolidar ainda mais o segundo andar da Estação Pinacoteca como um espaço dedicado à construção de um amplo e representativo panorama do modernismo brasileiro, afirma Regina Teixeira de Barros, curadora da Pinacoteca.
Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz estabelece um diálogo direto com a mostra de longa duração Arte no Brasil: uma história do Modernismo, inaugurada em 2013 na Pinacoteca. Além de abranger o mesmo período histórico, busca contrapor o olhar e o gosto dos colecionadores referenciais para a história da arte brasileira: Edson Queiroz e José e Paulina Nemirovsky.
A exposição é patrocinada pela Fundação Edson Queiroz e Minalba.
Serviço
Mostra Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz
Estação Pinacoteca – 2º andar
Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP - Tel. +55 11 3335 4990
De 23 de maio a 6 de setembro
Terça a Domingo das 10h às 18h. Bilheteria até as 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!