Tarde de autógrafos com o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki‏


No próximo sábado, dia 29 de setembro, o convidado do projeto O Autor na Praça é o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, ele está lançando o livro Intervenções Urbanas na recuperação de centros históricos pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio e Histórico Artístico Nacional, mais informações abaixo. 
O livro faz parte da Coleção Arquitetura e trata das questões, desafios, limites e as soluções possíveis para a gestão do território das cidades brasileiras. A obra oferece um balanço das ações do Projeto Editorial do Programa Monumenta/IPHAN que, desde 2006, já editou 66 títulos. A coleção tem 11 linhas editoriais relacionadas às atividades de registro e valorização do patrimônio material e imaterial, bem como a projetos de restauração e recuperação de centros históricos e de geração de emprego e renda, principais objetivos do Programa Monumenta.
Intervenções Urbanas na recuperação de centros históricos é resultado de seis anos de pesquisa e análises que o autor desenvolveu sobre as intervenções urbanas realizadas pelo Programa Monumenta em 26 cidades históricas em 16 estados brasileiros. Além de uma reflexão sobre a morfologia dos núcleos históricos e das políticas voltadas para sua reabilitação, analisa intervenções realizadas em praças, orlas marítimas e fluviais, mercados, parques, imóveis arruinados transformados em campi universitários, casario privado e habitação social.
Twitter do Folhetim Cultural
Sobre o autor - Nabil Georges Bonduki é arquiteto e urbanista, formado pela USP - Universidade de São Paulo (1978), mestrado (1987) e doutorado (1995) em Estruturas Ambientais Urbanas e Livre-Docente em 2011. Atualmente é docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Tem experiência na área de Habitação, Planejamento Urbano e Regional, História Urbana e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: política habitacional, política urbana, movimentos sociais, condições de moradia, urbanismo, história urbana e meio ambiente. Tem 10 livros publicados, entre os quais Origens da Habitação Social no Brasil (Estação Liberdade, 1998), atualmente na 4ª edição e centenas de artigos publicados em livros, periódicos e veículos de comunicação social. Foi Superintendente de Habitação Popular do município de São Paulo (1989-92), tendo coordenado o Programa de Habitação de Interesse Social do município e vereador do município de São Paulo (2001-4), quando coordenou a elaboração do substitutivo do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e os Planos Regionais das 31 subprefeituras do município. Prestou consultoria para inúmeros municípios na elaboração de planos diretores e de habitação, como Franca, Ipatinga, Taboão da Serra, Nova Iguaçu, São Paulo, Salvador, além do Distrito Federal. Atuou na coordenação da consultoria para a elaboração do Plano Nacional de Habitação. Nabil também atuou como Secretario de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente. Nabil no FB www.facebook.com/nabil.bonduki.
Serviço:
O Autor na Praça – Tarde de autógrafos com o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Dia 29 de setembro, sábado, a partir das 14h(evento em espaço aberto ao público).
Informações: Edson Lima – 3739 0208 / 7105 0551 - oanp@uol.com.br.
Realização: Edson Lima & AAPBC. Apoio: Max Design, Enlace-Media, Restaurante Consulado Mineiro e O Cantinho Português.
Contato com o Folhetim Cultural: folhetimcultural@hotmail.com 
Fonte: O Autor na Praça
Postagem: Magno Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA DE POÁ SERÁ DIA 19

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo