terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dia 21 de setembro Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional)


Dia 21 de setembro de 2012 será realizado o Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional), quando acontecerá em diversas cidades brasileiras uma edição simultânea do Um poema em cada árvoreiniciativa de incentivo à leitura que utiliza as árvores como suporte de leitura.


Magno Oliveira foi um dos poetas que entrou em contato com o Instituto Psia para realizar o Um Poema em Cada Árvore por isso no dia 21 em Poá teremos esta edição na cidade onde o articulador local será Magno Oliveira.

Realização: Instituto Psia e Folhetim Cultural Organização: Magno Oliveira


Neste dia em que se comemora o Dia da árvoreuma rede de poetas, educadores, agentes culturais e sociais estarão mobilizados em levar a poesia aonde o povo está.

O Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais.

Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa caracteriza-se por utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando mensalmente poemas de poetas desconhecidos do grande público nos oitis valadarenses.

Esta foi uma forma encontrada para construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas anônimos em contato com novos públicos.

Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas premiadas com o Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana.

A repercussão nacional do projeto somada à sua característica pioneira e de fácil replicação permitiu que diversos poetas, educadores, agentes culturais e sociais brasileiros manifestassem interesse em realizar o Um poema em cada árvore em suas cidades.

Ao encontro dessas maravilhosas manifestações será realizado no Dia da Árvore (21 de setembro) o Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) em 78 (setenta e oito) cidades de 24 Unidades Federativas brasileiras, constituindo assim uma rede de poetas, educadores, agentes culturais e sociais mobilizados em fomentar ainda mais as intenções do projeto no que refere à conquista de novos espaços de fruição poética, ampliação do acesso da população à poesia, divulgação do trabalho de poetas desconhecidos do grande público e elevação do índices de leitura em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!