sábado, 15 de maio de 2010

Peça "Dissidente" será apresentada no Galpão das Artes, nesta terça

Após uma temporada com ingressos esgotados no Sesc Consolação, em São Paulo, o Núcleo Caixa Preta se apresenta em Suzano na próxima terça-feira (18/5), às 20h, no Galpão das Artes. O espetáculo é gratuito. “Dissidente” foi criado a partir do texto inédito no Brasil de um dos maiores dramaturgos franceses vivos, Michel Vinaver.

A montagem mostra a vida cotidiana de uma mãe (Cácia Goulart, indicada ao Prêmio Shell Melhor Atriz 2008 e 2003, em São Paulo, por “Bartleby” e “Navalha na Carne” respectivamente) e Felipe (José Geraldo Rodrigues, do longa “Linha de Passe”), seu filho adolescente. Desquitada e abalada pela possibilidade iminente de desemprego, a personagem precisa se adaptar ao fato de que será substituída por uma máquina. Em contraponto, seu filho vive a experiência do primeiro emprego e as dificuldades no trabalho duro em uma indústria de linha de montagem.

A direção da peça é de Miriam Rinaldi (Teatro da Vertigem) e a tradução de “Dissidente” é de Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald.



Montagem

O interesse pela dramaturgia francesa e um encontro com a obra de Michel Vinaver, por meio de pesquisas, são os principais motivos que levaram Cácia Goulart a montar “Dissidente” pela primeira vez no Brasil. “Fui tomada por sentimentos inquietantes após a leitura do texto, pois ‘Dissidente, sem dúvida’ (título original) inaugura uma profunda remodelação das estruturas dramáticas”, afirma a atriz e produtora do espetáculo.

“Dissidente” induz o espectador à pura imaginação e reflexão dos acontecimentos desenhados no palco, confrontando as personagens em um dúbio processo de confinamento e busca de liberdade. O espetáculo se apresenta aos olhos do público como um grande desafio, uma vez que ele próprio é levado a interpretar os fatos, completando os sentidos. A cenografia, assinada por André Cortez, joga com a ideia de espaço público e privado e desenha um ambiente de uma fragmentada família contemporânea e sua compulsão pelo consumo, tão criticada por Maio de 68, uma das inspirações da direção.

Serviço

“Dissidente”

Local: Galpão das Artes – (rua nove de Julho, 267, Centro – Suzano)

Gratuito

Recomendação: 14 anos


Fonte: Secretaria de Comunicação de Suzano
Reproduzido por: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!