terça-feira, 18 de maio de 2010

Berta Zemel faz palestra sobre teatro em Suzano‏



A atriz Berta Zemel fez palestra sobre teatro em Suzano na noite desta segunda-feira (17/5). A apresentação no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi faz parte do projeto Pílulas Criativas.

O coordenador de Artes Cênicas e Oficinas Culturais, Cleiton Pereira, apresentou a atriz ao público e falou da importância da formação continuada para atores e artistas. “Aqui em Suzano, o teatro coletivo aprendeu a se organizar e desenvolver metodologias práticas, mas faltou trabalhar questões como a história do teatro. Precisamos, portanto, retomar as bases”, disse.

Para ele, ouvir a atriz Berta Zemel, que iniciou sua trajetória no teatro junto com Sérgio Cardoso e também atuou em cinema e novelas nas tevês Tupi, Bandeirantes, Globo, SBT e Record, é um aprendizado e faz os artistas se lembrarem do porquê fazem teatro.

“Sinto-me honrada por estar cercada de colegas e por estar perto do Walmir (Pinto, secretário de Cultura), que faz este trabalho que tem continuidade no município. Sabemos o quanto é difícil fazer um trabalho e ir caminhando com ele”, afirmou.

A atriz, filha de poloneses e nascida no Bexiga, em São Paulo, falou de sua trajetória e chamou a atenção dos presentes para a importância da perseverança na carreira. “É preciso ser insistente, que aí você encontra a sorte”, disse. Berta também destacou a importância do estudo na formação do ator e diretor de teatro. “Não quero dizer que uma pessoa que tenha talento não consiga se sobressair sem a escola. Mas se ela pula a escola, ela vai ter de procurar esta base depois, de qualquer forma”, orientou.

Também estiveram presentes o ator Wolney de Assis, marido de Berta e professor da oficina de interpretação, e o secretário de Cultura, Walmir Pinto.


CRÉDITO FOTOS: SECOM

Fonte: Imprensa de Suzano
Reprodução: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!