sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Edvaldo Santana faz show em Suzano nesta sexta

Dando continuidade às comemorações do mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoverá nesta sexta-feira (19/11), às 19h, no Pavilhão da Cultura Afro-brasileira, show com Edvaldo Santana e Balé Afro de Suzano “Òrun Aiyé”. A entrada é gratuita.

Incumbido do show principal, Edvaldo Santana é um paulistano da periferia, mas que fez toda a diferença para a cultura. Nos anos 80, foi um dos fundadores do Movimento Popular de Arte (MPA) –primeiro agrupamento de artistas na periferia. O MPA comandou atividades culturais garantindo a ocupação de espaços, como praças, favelas e salões de igrejas. Isso levou ao nascimento de um público interessado nas idéias do grupo.

Aos 20 anos, passou a dedicar-se exclusivamente à música, tendo se apresentado em programas de auditório e participado de shows de artistas, como Tom Zé. Em 93 lançou seu primeiro trabalho solo e dois anos depois teve a música “Caximbo” transformada em vídeo e exibido na MTV.

Edvaldo Santana alcançou certo sucesso com o lançamento do CD “Amor de Periferia”. A faixa “Batelaje” deste álbum está na trilha sonora do filme “Antonia”, de Tata Amaral, além de tornar-se um videoclipe, como aconteceu com a composição “O Jogador”, do mesmo trabalho, onde estão Lenine, Zélia Duncan, Nuno Mindelis e Quinteto em Branco e Preto como convidados.

Balé Afro

Já o Balé Afro de Suzano, que fará a abertura do evento, é um grupo que foi formado durante as oficinas de dança afro, oferecidas pela Secretaria de Cultura de Suzano em 2006. Durante esses quatro anos, o grupo participou de eventos para divulgação da cultura africana.

Nesta sexta-feira, o Balé Afro apresentará um trecho do espetáculo “Ibere” que conta uma breve história sobre o princípio do mundo sob o olhar da mitologia africana. Participarão das coreografias as bailarinas Ayra Senna, Maria Helena Bianquini, Maria Isabel Jacoud, Myckaele Silva, Natalia Lopes, Natália Santos e os coreógrafos Ariane Mascarenhas e Cleiton Costa.

Para mais informações sobre o evento, o telefone para informações é o 4747-4180.

Fonte: Secom (Secretaria de Comunicação de Suzano)
Postagem: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!