terça-feira, 23 de novembro de 2010

Natal de Luzes 2010

A partir de 4 de dezembro, Suzano terá a quinta edição do “Natal de Luzes”. A decoração da praça João Pessoa, que receberá a casa do Papai Noel, e da praça dos Expedicionários, que será transformada na Vila do Natal Solidário, começou a ser montada domingo (21/11).

Às 17h do dia 4/12 haverá entrega de certificados aos alunos que participaram da Oficina de Natal – Padaria de Natal, curso de geração de renda realizado pela Prefeitura de Suzano, por meio do Fundo Social de Solidariedade. Às 20h30, terá a chegada do Papai Noel.

O anúncio do “Natal de Luzes” foi feito pelo prefeito Marcelo Candido, em coletiva à imprensa realizada na tarde de sexta-feira (19/11), na Praça dos Expedicionários. Ele informou que o custo total do evento será de R$ 284 mil, valor que vem sendo captado na iniciativa privada.

“Nosso objetivo com as atrações em ambas as praças neste fim de ano é gerar um aumento na movimentação do comércio no centro, devido ao trajeto que as pessoas terão de fazer para transitar entre uma praça e outra”, disse o prefeito.

A Vila de Natal, que será montada na praça dos Expedicionários, terá decoração em estilo germânico. As pessoas poderão conferir e comprar no local o que é produzido nas oficinas de geração de renda promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade (Fuss) ao longo do ano. No chalé principal, estarão os produtos feitos pelos(as) alunos(as) da Oficina Padaria de Natal, que venderão pães de mel, biscoitos natalinos e panetones, ensinados nos cursos realizados entre os meses de outubro e novembro nos bairros, em parceria com entidades socioassistenciais do município.

Em outro chalé, o grupo Pachworkeiras by Suzano, formado por ex-alunos(as) do Projeto Oficina Colcha de Retalhos, apresentará presentes e artigos natalinos feitos em patchworke bordado à mão, como panos de prato, jogos americanos e enfeites para árvore de Natal. Quem cursou a Oficina Fábrica de Chocolate também estará presente na Vila Solidária de Natal para comercializar guloseimas feitas com chocolate artesanal.

A praça dos Expedicionários ainda receberá o Festival de Guirlandas. A pedido do Fuss, personalidades de destaque do município foram convidadas a confeccionar o tradicional enfeite de Natal. O resultado dos trabalhos estará em exposição e venda na praça. O valor arrecadado será doado para a campanha “Apadrinhe uma Criança neste Natal”, que beneficia crianças de famílias em situação de risco social do município.

A praça João Pessoa também será decorada para o “Natal de Luzes”. O coreto será transformado na casa do Papai Noel, que receberá visitas de crianças até o dia 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados e domingos, das 14h às 22h. O local também terá brinquedos infláveis. Como já é tradicional na cidade, a praça também será palco para a Cantata de Natal, que terá apresentações de corais às sextas-feiras, sábados e domingos, de 4 a 23 de dezembro, a partir das 19h.

Haverá ainda 20 tendas de artesanato, comandadas pela Associação de Artesãos de Suzano, que comercializará diversos artigos para presente, como bijuterias, blusas bordadas com fuxico, camisetas estampadas em silk screen, sabonetes e produtos em EVA e em madeira. Empreendedores de Suzano e região venderão no local pastéis, yakissoba, tempurá, salgados, churrasco, pernil, tapioca, minipizza, batata frita, crepe, açaí, doces, bolos e pamonha.

Tanto a praça João Pessoa quanto a praça dos Expedicionários receberão iluminação especialmente preparadas para o “Natal de Luzes”. Cerca de 2 mil microlâmpadas e 1,8 mil metros de corda luminosa serão utilizados na decoração.

Na praça João Pessoa, além da Casa do Papai Noel, decorada com a temática de embrulhos de presente, haverá portais de entrada e três árvores de Natal gigantes, de 9 metros de altura. Uma das árvores terá em sua base um presépio. A Igreja Matriz de São Sebastião terá iluminação computadorizada, que mudará as cores refletidas em sua fachada.

A praça dos Expedicionários, onde funcionará a Vila do Natal Solidário, também terá dois portais de entrada e uma árvore de Natal central, além dos chalés em estilo germânico. As duas praças também terão chuvas de estrelas em corda luminosa.

Geração de empregos

De acordo com o secretário de Cultura, Walmir Pinto, durante o Natal de Luzes 2010 serão gerados aproximadamente 280 empregos temporários. Na praça João Pessoa serão empregadas cerca 100 pessoas; na praça dos Expedicionários, cerca de 80; e nas ações solidárias, outras 100 pessoas.

Serão gerados cargos temporários de eletricista, coreógrafo, figurinista, atores, assistente de produção, apresentador, diretor artístico, diretor musical, costureira, afinador, cantores, cenotécnico, diretor artístico e musical, diretor de produção, fotógrafo, músicos, segurança, técnico de palco e técnico de efeitos especiais.

Devido tanto ao “Natal de Luzes”, quanto ao aumento de movimentação no comércio do centro da cidade nessa época do ano, a segurança será reforçada. O secretário de Defesa Social e Prevenção à Violência, Hamilton Luiz Silva, disse que além dos guardas civis municipais, serão contratados seguranças particulares.

Também participaram da coletiva de imprensa sobre o “Natal de Luzes” os secretários de Manutenção e Serviços Urbanos, Carmem Lúcia Lorente, e Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo, Mauro Vaz, além do chefe de gabinete do prefeito, André Rota Sena.

PROGRAMAÇÃO DO NATAL DE LUZES 2010

Praça João Pessoa

- Casa do Papai Noel

- Presépio

- Brinquedos infláveis

- 20 tendas de comercialização produtos artesanais (bijuterias, presentes em EVA, sabonetes, blusas bordadas em fuxico, camisetas estampadas em silk-screen e artesanato em madeira)

- 12 tendas de alimentação (yakissoba, pastel, tempurá, churrasco, pernil, mini pizza, batata frita, crepes, pamonha, tapioca, salgados, doces, bolos e açaí)

- Cantata de Natal (apresentações de corais às sextas-feiras, sábados e domingos, de 4 a 23/12, a partir das 19h.

Praça dos Expedicionários

- Vila Solidária de Natal - exposição e venda de produtos feitos nas oficinas de geração de renda do Fundo Social de Solidariedade (pães, biscoitos, pão de mel, lembranças em patchwork, chocolates e guirlandas

- Música instrumental ao vivo

Bazar Popular (esquina das ruas Monsenhor Nuno e Presidente Rodrigues Alves – Centro)

- Ponto de partida do trenzinho

Período: de 4 a 23/12, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados e domingos, das 14h às 22h.

Postagem: Magno Oliveira

Fonte: Taís Secom (Secretaria de Cultura de Suzano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!