Unidos da Tijuca é a campeã do carnaval carioca 2012


Escola do inventivo Paulo Barros festejou o centenário de Luiz Gonzaga, na segunda-feira de carnaval








Foto: Isabela Kassow
Unidos da Tijuca fez homenagem Luiz Gonzaga na Sapucaí


 Unidos da Tijuca é a grande campeã do carnaval carioca de 2012. E não há como negar. Paulo Barros se tornou, nos últimos anos, o responsável pelos maiores segredos e surpresas do carnaval carioca. Para este ano, ele trouxe um enredo diferente do que vinha fazendo. Longe de ser abstrato, o tema da Unidos da Tijuca foi “O Dia em que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão”.
 Com um total de 299.9 pontos, tirando notas 10 em todos os quesitos - com exceção de Alegorias e Adereços na qual perdeu um décimo-, a Unidos da Tijuca se firmou na liderança já no início da apuração, nesta quarta-feira (22), na Marquês de Sapucaí.

 A segunda colocação ficou com o Salgueiro, com 299.7 pontos. Em seguida, Vila Isabel com 299.5, Beija-flor com 298.9, Grande Rio com 298.3 e Portela com 297.2. As agremiações voltam no sábado (25) para Marquês de Sapucaí para o desfile das Campeãs.

 O carnavalesco Paulo Barros prefiriu assistir a apuração das notas do carnaval carioca 2012 de casa e já se encaminha para a quadra da Unidos da Tijuca, no Centro do Rio, para celebrar o campeonato. O troféu foi recebido pelo presidente da agremiação azul e amarela, Fernando Horta, das mãos do presidente da Riotur, o secretário Antônio Pedro Figueira de Melo.
Já na comissão de frente, um show à parte. Sanfonas dançantes “libertavam” a alma do instrumento, símbolo do rei do baião. A sanfona colorida, usada no centro da coreografia, foi importada dos Estados Unidos. Os 15 integrantes da comissão são os mesmos que fizeram o número de mágica em que trocavam de roupas em segundos, em 2010, e os que “perderam a cabeça” no ano passado.
  Paulo Barros trouxe sua marca registrada em várias alegorias, abusando de coreografias e em “esculturas vivas”. Na última alegoria, “Asa Branca”, diversos foliões coreografados imitavam pássaros sobrevoando a Sapucaí. Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha, neto de Luiz Gonzaga, também desfilou.













Foto: Paulo Marcos
Gracyanne Barbosa, rainha de bateria da Unidos da Tijuca

  O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira veio como Lampião e Maria Bonita, e estava cercado de guardas armados que faziam coreografias entrosadas com a dança de Marquinho e Giovana. Um dos momentos mais bonitos do desfile da Tijuca, quinta escola a desfilar na segunda noite do grupo Especial do Rio.
  O abre-alas representou o setor de desembarque de um aeroporto em que reis de todo o mundo, vivos ou já falecidos, chegam ao sertão para homenagear Luiz Gonzaga. Dom João VI, Elvis Presley, Pelé, Michael Jackson, entre outros, também voltaram a aparecer na terceira e quarta alegorias e na última ala..

 Sempre ousado, o carnavalesco trouxe um setor inteiramente monocromático. Destaque para a ala de boneco de barro, referência às esculturas de mestre Vitalino. A rainha de bateria, Gracyanne Barbosa, estava vestida de pássaro assum real, toda de preto e com seus músculos à mostra.
A sexta alegoria, festas juninas, estava bastante colorida. A bateria fez várias bossas inspiradas no forró que empolgaram a todos. O último título da Tijuca – o primeiro na carreira de Paulo Barros – tinha sido o de 2012, com “É Segredo”. No ano passado, ao perder para a Beija-Flor de Nilópolis, ele ironizou dizendo que faria um carnaval sobre Neguinho da Beija-Flor.
Paulo Barros mais uma vez sai vitorioso no carnaval, dessa vez com a bela homenagem ao centenário de Gonzagão.









Foto: Paulo Marcos
Unidos da Tijuca faz homenagem Luiz Gonzaga na Sapucaí




Postagem: Natan Fellipe
E-mail Folhetim Cultural : folhetimcultural@hotmail.com
Twitter Folhetim Cultural: http://twitter.com/#!/FolhetimCultura






Comentários

  1. Parabéns ao Unidos da Tijuca!

    Abraços

    Olinda

    ResponderExcluir
  2. Quebrando com a Hegemonia da Beija Flor... Unidos da Tijuca Tri campeã.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA DE POÁ SERÁ DIA 19

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo