quarta-feira, 27 de junho de 2012

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO SESC SANTO ANDRÉ COMEMORA CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA

Show e espetáculo resgatam a cultura nordestina representada pelo Rei do Baião, um dos ícones da música brasileira

O rei do Baião Luiz Gonzaga

Em clima de festivos juninos, o SESC Santo André apresenta neste mês uma programação especial gratuita para comemorar o centenário de Luiz Gonzaga. Nas últimas apresentações do evento, destacam-se o grupo Gonzaga do Sambaião que homenageia o Rei do Baião, nascido em 13 de dezembro de 1912 e o Núcleo Fervo de Criação e Mundo Fuá.


Autor de tradicionais sucessos como “Xote das meninas”, “Asa Branca” e “Pagode Russo”, o sanfoneiro, intérprete e compositor, conhecido como Gonzagão, despontou como referência da música brasileira a partir da década de 1940.

Com entrada livre para todos os públicos, o último show da programação especial acontece no dia 28 de junho (quinta-feira), apresentado pelo Gonzaga do Sambaião. O show consiste numa releitura de obras do mestre Luiz Gonzaga, que tem semelhanças com o samba, seja na sua forma rítmica, melodiosa ou pelos temas sociais abordados pelos dois gêneros, o samba e baião.
















Além dos tradicionais instrumentos sanfona, zabumba e triângulo, o conjunto usa o cavaco e o pandeiro em releitura com samba para contar a história do forró e suas vertentes. Aproveitando inclusive para citar as influências de quando Luiz Gonzaga gravou com o grupo de choro Regional do Canhoto, a partir dos anos 50.

Respeitando as raízes do gênero, o Gonzaga do Sambaião busca acrescentar os instrumentos do samba a obra do mestre, mas não transformar baião em samba.


A extensa obra do mestre da sanfona também é apresentada aos pequenos no dia 1 de julho (domingo) pelo Núcleo Fervo de Criação e Mundo Fuá, através do espetáculo “Luiz Gonzaga e as Danças Brasileiras” (15h) e a oficina lúdica infantil “Danças Brasileiras” (16h).

Contemplado com o Prêmio Funarte, o espetáculo traz cenário e personagens do sertão nordestino que valorizam sua riqueza cultural e histórica através de coreografias com passos, trupés e desenhos. Serão encenados na montagem interativa com o público uma grande quadrilha, além dos estilos frevo, maracatu, ciranda, coco e cavalo-marinho ou bumba meu boi.


Luiz Gonzaga e as danças brasileiras















CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

• GONZAGA DO SAMBAIÃO
28 de junho | Quinta-feira, às 20h | Local: Lanchonete

DESTAQUE INFANTIL:

• LUIZ GONZAGA E AS DANÇAS BRASILEIRAS
01 de julho | Domingo, às 15h | Local: Área de Convivência

  
• SERVIÇO
SESC Santo André
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar - Santo André – SP.
Informações: (0xx)11 4469-1200

Acesso para deficientes físicos
Estacionamento no próprio SESC: R$ 3,00 a primeira hora e R$ 1,00 cada hora adicional (desconto de 50% para matriculados)

Alteração - Horário de Funcionamento 
A partir de 7 de julho, aos sábados, domingos e feriados, o SESC Santo André funcionará das 10h às 18h30.
Fonte e foto 2 e foto 3: Baobá Comunicação
Postagem: Magno Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!