quarta-feira, 27 de junho de 2012

Retirada de 2 árvores danifica frente da Opereta

Na quinta feira a situação da frente da Opereta era essa


















Na quinta feira (21) a Associação Cultural Opereta solicitou a retirada de 2 árvores, que se localizavam na frente da sede, o pedido foi atendido pela Secretaria de Meio Ambiente do município de Poá. Segundo moradores próximos ao espaço Opereta que fica situado na rua Doutor Emílio Ribas S/N Vila Sopreter, a primeira árvore foi facilmente retirada, porém os homens que estavam encarregados de fazer a retirada das árvores tiveram uma certa dificuldade de fazer o mesmo com a outra árvore que já estava invadindo com as raízes a sede, prejudicando a vizinhança e danificando o calçamento. Com a dificuldade que foi encontrada a retirada da árvore se deu com o apoio de um trator o que infelizmente ocasionou a abertura de uma cratera enorme em frente a sede da Opereta.

O trabalho foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Poá

















Após isso os funcionários foram embora deixando o entulho e a Terra na rua, a Opereta foi informada de que os serviços estavam por encerrado e que a continuidade deveria ser dada pela Associação. No sábado de manhã através de "Vaquinha" entre membros da Opereta um pedreiro foi pago e tapou a cratera para que assim a Opereta pudesse ter suas atividades desenvolvidas no sábado normalmente dia em que algumas atividades são desenvolvidas como por exemplo aula de Canto e Coral. Este trabalho ocorreu no começo da manhã por volta das 6 horas, depois ás 8 horas funcionários da prefeitura chegaram no local para dar continuidade ao trabalho porém o mesmo já havia sido feito, pois anteriormente os mesmos haviam dito que deram por encerrado.


Em Julho a Opereta completará 18 anos eventos estão marcados para comemorar


















Campanha de doação


Desde então se iniciou através de blogs e redes sociais uma campanha de doação para que a entrada seja reconstruída, até o momento um pré candidato a vereador da cidade fez uma doação a Associação.


Doações:


Associação Cultural Opereta
Banco do Brasil Agência 6708-3 conta 7083-1

Contato:


Associação Cultural Opereta 
Rua Dr. Emílio Ribas, S/N – Vila Sopreter/ Poá - SP
(11) 9318-8001 (Marco Senna – Presidente)
(11) 4638-2700 (Secretaria da Sede) 




Os trabalhos que devem ser realizados na frente da sede da Opereta


Quebrar o piso e recolocá lo onde a raiz da árvore  invadiu e já estava danificando a estrutura, fazer novo calçamento e troca de portão que foi prejudicado também.




Exposição 2 Artes e Mostra Cênica de Artes


Exposição 2 Artes pode ser adiada se o local não for arrumado até a data da exposição prevista para ocorrer do dia 27 de Julho ao dia 5 de Agosto, já que o local danificado seria utilizado para a mesma. Já a mostra de Artes Cênicas o presidente da Opereta Marco Senna garantiu que irá ocorrer nas datas previstas, que são as mesmas da exposição vale lembrar que no mês de Julho a Opereta irá completar 18 anos.


Entenda o porque da retirada das árvores


Trecho retirado do http://acopereta.blogspot.com.br/2012/06/comunicado-pedido-de-apoio-e.html

Na frente do prédio da Opereta havia árvores. Elas não eram adequadas para calçadas por terem raízes gigantescas e estavam comprometendo a passagem dos pedestres e alunos da instituição, além de estarem invadindo o piso interno daqui. Outra situação é que os alunos viram, por algumas vezes, uma cobra entrando nas fendas abertas na raiz de uma das árvores fato que obrigou a diretoria da Opereta solicitar a retirada junto à Secretaria do Meio Ambiente de Poá. E a Secretaria gentilmente atendeu ao pedido e após a reconstrução da frente, serão plantadas árvores mais apropriadas a este tipo de espaço. 

Burocracia pode ser um impedimento para que a prefeitura reforme




O Espaço Opereta é público no contrato de concessão a Opereta se comprometeu com a manutenção por isso para a prefeitura intervir seria necessário aprovação da câmara de vereadores da cidade.

A situação da Opereta no dia de hoje é essa:

A cratera está tapada mas não é a solução dos problemas



Folhetim Cultural  está em cima para trazer aos seus leitores informações sobre este caso e continuará até ele ser resolvido.


Foto 1, 2 e 3: Retiradas do blog da Opereta
Foto 4: Beto Ribeiro
Matéria: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!