quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ano de Portugal no Brasil apresenta aos paulistanos mostra sobre “Livros Viajantes”

Evento acontece no SESC Santo André de 7/2 a 8/4, apresenta o que de melhor tem sido produzido para a literatura infantil portuguesa



A partir de amanhã (8), o Sesc Santo André recebe uma mostra que promete estimular a imaginação da garotada paulistana. “Lá e Cá: Os Livros Viajantes” apresenta o que de melhor tem sido produzido para a literatura infantil portuguesa contemporânea e também uma programação bastante dinâmica que envolve “personagens” contadores de histórias até encontros com escritores e ilustradores brasileiros, entre outras atividades.
 
 
O evento é uma das atividades relacionadas ao Ano de Portugal no Brasil, que tem por objetivo promover a cultura e estreitar o relacionamento entre os dois países.
 
 
Com curadoria dos escritores e pesquisadores da cultura portuguesa José Santos e Selma Maria, a exposição divide-se em duas partes: A Área de Exposições recebe o trabalho de 25 ilustradores portugueses, com obras cedidas pela DGLAB – Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, ligada à Secretaria de Cultura de Portugal, exibidas em 2012 na Feira do Livro de Bolonha, na Itália.
 
 
Já na Biblioteca da Unidade, vários livros de autores consagrados, editados no Brasil e em Portugal, estarão disponíveis em malas de viagem, para consulta e apreciação do público visitante, mostrando a produção literária em ambos os países. Junto das publicações, um jogo de palavras instalado no piso da Biblioteca brinca com o idioma comum dos países, mostrando as diferenças existentes em uma mesma língua.
 
Durante a mostra, serão exibidos, os títulos: Pê de paiMeu vizinho é um cão e Lá em casa somos, de Isabel Minhós Martins, e Um dia na praia, de Bernardo Carvalho, entre vários outros. Ambos são autores lusos lançados em Portugal pela editora Planeta Tangerina e publicados no Brasil pela Cosac Naify.
 

Programação
 
Ainda como parte do projeto "Lá e Cá", o Sesc Santo André oferece uma programação com horários de leitura de histórias e oficinas. Confira: 
 
 
Contação de histórias
 
• Era pois pois uma vez
Histórias de aventuras elaboradas pela narradora Clara Haddad – brasileira radicada em Portugal – baseadas em contos tradicionais portugueses. Quarta, dia 6/2, às 20h, na área de convivência.
 
• Rimas de Lá e de Cá
O Grupo Parampará de Contação de Histórias apresentada as histórias de cá, na forma de ritmos brasileiros cantados, e histórias de lá, na adaptação de contos portugueses de Antônio Torrado e Alice Vieira. Sábado, dia 16/2, às 15h, na área de convivência.
 
• É o Rei Tadinho
Com o Grupo Parampará de Contação de Histórias faz apresentação baseada na obra da escritora portuguesa Alice Vieira, que conta as peripécias de um rei
atrapalhado e de sua corte maluca. Sábado, dia 23/2, às 15h, na área de convivência.
 
Oficina de Cultura Digital
 
• Zines e Livretos Digitais
Com o ilustrador Flavio Grão, 10 anos, 15 vagas. Inscrições no local, pelo telefone (11) 4469-1264 ou pelo e-mail internetlivre@santoandre.sescsp.org.br.
Sábado e domingo, dias 2 3/03, das 13h às 15h30, na sala da internet livre.
 
 
SERVIÇO


Lá e cá: os livros viajantes
Data: De 7 de fevereiro a 8 de abril
Classificação etária: Livre

Grátis.
Sesc Santo André

Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar

Fone: (11) 4469-1200

Acesso para deficientes físicos

Estacionamento: R$ 3,00 a primeira hora e R$ 1,00 cada hora adicional (desconto de 50% para matriculados)


Aos sábados no Folhetim Cultural No Café da Manhã com Poesia.

Fonte: A4 Comunicação
Postagem: Magno Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!