segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

WALTER RODRIGUES MINISTRA OFICINA DE LITERATURA E MODA


“A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo” 

Walter Rodrigues, Carla Cristina Garcia (PUC-SP), Brunno Almeida Maia (UNIFESP) ministram oficina híbrida de moda, literatura e filosofia. "Até que ponto os criadores de moda, podem forjar da literatura uma ideia de manifesto para um corpo-texto? E o caminho contrário?”. Partindo desta inquietação, o estilista brasileiro Walter Rodrigues, a escritora e socióloga Carla Cristina Garcia (PUC-SP) e o filósofo Brunno Almeida Maia (UNIFESP) ministram de 28 de março (quinta-feira) a 27 de junho, das 19h às 21h30, a oficina híbrida “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. 

Gratuita e aberta aos estudantes e profissionais de moda e das artes em geral - a partir de 16 anos de idade – o projeto visa proporcionar uma reflexão sobre a produção literária e de moda no século XX. Ao final da oficina, os participantes terão a oportunidade de exercitar o olhar conceitual com uma coleção, que será apresentada ao público. No dia 28 de março (quinta-feira), a partir das 19h haverá aula aberta gratuita e livre (independente do vínculo como participante) com os ministrantes da oficina. De Virginia Woolf a Aldous Huxley – passado, presente e hipotético futuro. 





Trimestral, a oficina será dividida em dois momentos. O primeiro corresponde ao período de investigação, pesquisa e explosão de imagens. Serão utilizadas três obras que delimitam o objeto de estudo – do Modernismo até o final da década de 80 do século XX – além da exibição de filmes, documentários e leituras dramáticas que estimulem e catalisem o potencial criativo dos estudantes. Narrativa de espírito do tempo, a obra ”Orlando – Uma Biografia” de 1928 da escritora inglesa Virginia Woolf, inicia a delimitação do campo de pesquisa da oficina. Segundo os organizadores da oficina, em Virginia, a Moda aparece não como mero acessório, badulaque ou enfeite narrativo, mas sim como uma personagem central indicadora das mudanças comportamentais, de pensamento e dos modos. Ao narrar a história de 350 anos de vida do jovem inglês que nasce na Inglaterra da Idade Moderna e, durante uma estada na Turquia, simplesmente acorda mulher, o livro não só discorre sobre o tempo político e social, mas coloca a Moda como uma espécie de testemunha e impulsionadora das continuidades e descontinuidades da época.

Na sequência, “Esperando Godot” do irlandês Samuel Beckett introduz uma noção simbólica de estética. Da incerteza, da lacuna, da sugestão na obra - ao não descrever as possibilidades estéticas no texto - a procura por uma arqueologia do silêncio. “O não descrever das circunstancias simbólicas pelo autor territorializa o período como ausência de criatividade? Ou seria o contrário? O silêncio, o não dito, o interdito no discurso é uma náusea, uma vertigem necessária para tempos de potências criativas? Que estética temos ao ler ‘Esperando Godot’?”, questiona o filósofo Brunno Almeida Maia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Na etapa final da série de estudos, encontra-se a obra “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley. Escrita em 1928, a abordagem de suas temáticas (futuro hipotético, Sociedade da Felicidade, Sociedade Disciplinar, Poder Soberano, Controle) serão analisadas como uma pretensa ideia do que surgiu na Moda durante as décadas de 60 a 90 e um desejo nas criações que vislumbravam um hipotético futuro. 

As mais lidas da semana

Ídolos do Brasil Homenageia Ayrton Senna 



No Café da Manhã com Poesia: Seu Sorriso


Riocentro NÃO sediará Rio e-Music Festival 2013


Chá das 5 com Regina Azevedo



No segundo momento – após a passagem por estas três obras – Walter Rodrigues coordenará a criação coletiva de uma coleção de moda, partindo das imagens e ideias debatidas ao longo do período de investigação, pesquisa e conceitualização. A ideia é que ao transcorrer pelas obras e temáticas, o estudante refaça o percurso da criação de uma coleção, desde a imagem inicial até a apresentação das roupas ao público. “Estou ansioso para poder combinar estas duas paixões, moda e literatura, e juntar estas duas correntes que tão bem descrevem e lapidam a ideia do "Espírito do Tempo": este momento mágico congelado que tão fortemente define um espaço de tempo, uma fagulha de vida.”, reflete o estilista Walter Rodrigues. 

Para a socióloga Carla Cristina Garcia (PUC-SP), que abordará o contexto histórico-social, não se trata apenas de analisar as nuances das mudanças no guarda-roupa ao longo do século XX, mas sim criar uma narrativa poética de ligação entre a memória das roupas e a memória afetiva de quem as usa. 

“Porque mesmo que não sejam transparentes, cada vestido revela o coração de sua dona e, como uma segunda pele, pode ser a exteriorização de seu mundo interior. Bibliografia ou que história você vai vestir hoje?”, sugere a escritora de “Ovelhas na névoa: um estudo sobre as mulheres e a loucura” (Rosa dos Tempos, 1995), entre outros. 


SERVIÇO “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo” 

Oficina Cultural – Oswald de Andrade – São Paulo/ SP. 

Ministrantes: Walter Rodrigues; Carla Cristina Garcia (PUC-SP) e Brunno Almeida Maia (UNIFESP). 

De 28 de março a 27 de junho de 2013 (terças e quintas das 19h às 21h30).
20 vagas. Gratuita.

Público-Alvo: Estudante, profissionais de moda, artes plásticas, fotografia, cinema, teatro, literatura, filosofia, sociologia, dança e performances e interessados nas temáticas abordadas, a partir de 16 anos de idade. Material Didático: Caderno, lápis, caneta, borracha e disponibilidade para xerox de textos. 

INSCRIÇÃO: 

Pessoalmente: De 06 a 20 de Março de 2013, de Segunda a sexta 9h às 22h e sábado das 10h às 18h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica na Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo – SP, Telefone: (11) 3222-2662 / 3221-4704 | oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br. 

Levar no ato da inscrição: resumo de currículo impresso (1 página) e carta de intenção (1 página) impressa respondendo a seguinte reflexão: “Por que você deseja fazer parte desta oficina?”. 

Resultado dos pré-selecionados: 26 de Março de 2013 (quarta-feira), por telefone e e-mail. 

Aula aberta com Walter Rodrigues, Carla Cristina e Brunno Almeida Maia: Dia 28 de março de 2013 (quinta-feira, das 19h às 21h30). 

Resultado dos selecionados: 29 de Março de 2013 (sexta-feira), por telefone e e-mail. 

Leia também

Riocentro NÃO sediará Rio e-Music Festival 2013

CONTADORES DE MENTIRA INAUGURAM TEATRO

Magno Oliveira entrevista Lucília Garcez



MINISTRANTES

Walter Rodrigues - Estilista conhecido na moda nacional e internacional, Walter Rodrigues participou de edições do “Phytoervas Fashion”, “Morumbi Fashion”, “São Paulo Fashion Week” e “Fashion Rio”. De março de 2002 a março de 2006, participou como convidado brasileiro da Semana do Prêt-a-Pôrter em Paris/França. Já desfilou coleções no México, Colômbia, Rússia e na Alemanha. Na área acadêmica, destaque para o curso ministrado na ECA-USP, intitulado “Neojaponismo – A moda de 1980 à vanguarda no final do séc. XX” e o Workshop ministrado na ECA-USP, sob o tema “Estilo e Criação de Moda para vestidos de noite”. Possui trabalhos sócio-educativos desenvolvidos com o Sebrae e prêmios como o Champion of Fashion Targets Breast Câncer. – Council of Fashion Designers of America e Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. É personagem da coleção “Moda Brasileira – Walter Rodrigues”, da Cosac Naify, escrita pela jornalista de moda Eva Joory. Atualmente é consultor da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), integrante da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), conselheiro titular do Instituto Brasileiro de Moda e da Faculdade Santa Marcelina. 

Carla Cristina Garcia - Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Fez Pós Doutorado junto ao Instituto Jose Maria Mora - Mexico-DF (2004) como bolsista da FAPESP. Atualmente é professora assistente doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mulheres, condição social, relações sociais e políticas sociais. É autora de livros como: “Breve História do Feminismo” (Editora Claridade, 2011); “Sociologia da Acessibilidade” (IESDE Brasil S.A., 2008); “Hambre del Alma: escritoras e o banquete de palavras” (Limiar, 2007); “Ovelhas na névoa: um estudo sobre as mulheres e a loucura” (Rosa dos Tempos, 1995). 

Brunno Almeida Maia - Bacharelando em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), Brunno Almeida Maia é dramaturgo, diretor e produtor teatral. Autor de textos encenados como “O Anticristo” (2006); “Cale-se Para Sempre” (2005) e “The Dark Room” (2002 e 2003). Trabalhou como produtor cultural na Cia de Teatro Os Satyros, onde produziu “A Deliciosa Boca do
Inferno”, de Lauro César Muniz com a atriz Mariana Ximenes e a edição de 2007 das Satyrianas – Uma saudação à Primavera. Coordenou durante o ano de 2002 a 2007, o Espaço Cultural Alberto Levy (ECAL) na Zonal Sul de São Paulo. Colaborou como produtor de moda para veículos como BRRUN, Revistas Contigo, Isto É Gente, Lounge, o extinto Jornal da Tarde (JT) e recentemente, com o fanzine de Inverno 2013 da ASSINTECAL, sob coordenação de Walter Rodrigues. Atualmente é pesquisador, sob a orientação do Prof. Dr. Osvaldo Fontes Filho sob o tema “O corpo na arte e na medicina”. Na área de militância política, atua desde 2010 com ONG´s, Associações e movimentos independentes de reivindicações da causa LGBT e feminista. 

Em junho primeira edição da revista digital Folhetim Cultural solicite e receba via e-mail: folhetimcultural@hotmail.com 

Créditos das Fotos: Luciana Zacarias - Galeria LuZ 

Fonte: Baobá Comunicação Postagem: Magno Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!