quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Lenda das Amazonas é o tema do novo livro infantil da Editora Prumo

 
O segundo rio mais extenso do mundo é o personagem principal do novo livro infantil da Editora Prumo. O descobrimento do rio Amazonas mistura dados factuais com mitologia, ao contar sobre a expedição desbravadora de um navio espanhol, o primeiro a navegar em águas amazônicas, e narrar a lenda das Amazonas, mulheres guerreiras que viveriam na beira do rio. Com texto de Lucília Garcez e ilustrações em gravura de Ciro Fernandes, o lançamento é um verdadeiro livro de arte para ver e ler.
 
 
Francisco Orellana, com o propósito de explorar a região a leste de Quito, partiu em uma expedição em 1541 rumo à foz do rio Coca. Desobedecendo as ordens de Gonzalo Pizarro, seu superior e irmão de Francisco Pizarro, conquistador dos Incas, Orellana resolveu alterar o propósito da expedição, visando conquistar novas terras em nome do Rei da Espanha. A artimanha resultou no descobrimento do rio Amazonas.
 
 
Na confluência do Amazonas com o Rio Negro, a expedição encontrou uma tribo nativa local, que os exploradores imaginavam ser composta de ferozes mulheres guerreiras. Desta maneira, Orellana e sua expedição ajudaram a recriar as lendas das Amazonas, que já estavam presentes na mitologia grega. No livro de Lucília Garcez, estas mulheres são descritas como poderosas índias que se vestem do seio para baixo e que estão fartas de ouro e comida. Seus encontros a dois acontecem somente uma vez por ano para preservar sua raça da extinção.
 
 
A região ao redor do rio, que nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e deságua no norte brasileiro, no Oceano Atlântico, é ocupada por diversas lendas e mitos que fazem parte do imaginário e da cultura brasileira. Neste livro, o leitor acompanha o momento da criação de uma dessas lendas, a qual teve muita credibilidade na época, já que Francisco Orellana narrou a vitória dessas mulheres sobre os invasores espanhóis para o então Sacro-Imperador Romano, Carlos V, que deu o nome do rio recém-descoberto de rio das Amazonas.
 
 
Sobre a Prumo
 
Fundada por Paulo Rocco, responsável pela editora Rocco, a Prumo tem sede em São Paulo com equipe própria e independente. A linha editorial é bem diversificada, inclui títulos nas áreas de ficção, não ficção e infantojuvenil. O objetivo é oferecer ao leitor um catálogo amplo, com o melhor da literatura nacional e estrangeira, além de títulos de referência e livros atraentes para o público jovem e infantil.
 
Sobre a autora
 
Mestre em literatura e doutora em linguística aplicada, Lucília Garcez é autora de A Escrita e o outro e Técnica da Redação, além de ter uma larga produção em literatura infantojuvenil que inclui livros como Luiz Lua (1998), O sorriso do gato (1998) e As aventuras de Hans Staden entre os índios do Novo Mundo (2000).
 
Sobre o ilustrador
 
Ciro Fernandes trabalhou como ilustrador para o Jornal do Brasil e assinou ilustrações de livros de grandes nomes da literatura brasileira como Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz e Ferreira Gullar. Apresentou seu trabalho em diversas exposições no exterior e no Brasil, como a sua individual em 1994 no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
 
Mais informações:
 
 
Ficha técnica
 
Livro: O descobrimento do Rio Amazonas
Editora Prumo
Autor: Lucília Garcez
Selo: pruminho
ISBN: 978-85-7927-246-2
Formato: 20 x 20 cm
Nº de páginas: 48
Preço: R$ 28,90
 
Sábado No Café da Manhã com Poesia por Magno Oliveira aqui no Folhetim Cultural
 
Fonte: A4 Comunicação
Postagem: Magno Oliveira 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!