Dilma começa aproximação com setor cultural


dilma2Uma série de encontros entre a presidente Dilma Rousseff e artistas e membros de setores da cultura visam aproximá-la mais das questões e discussões ligadas ao âmbito cultural no País, explica a colunista da rádio Band News FM, Mônica Bergamo.

Em homenagem ao mês da mulher, Dilma deve receber na próxima sexta-feira, no Palácio da Alvorada, 30 cineastas brasileiras para assistir um filme, jantar, e, depois, discutir políticas culturais.

Os próximos encontros, que serão mensais, incluirão também homens e representarão a primeira tentativa de aproximação de Dilma com o setor cultural. O governo da presidente se iniciou com discussões e polêmicas ligadas principalmente à Lei Rouanet e à política de direitos culturais no País.

O plano cultural do governo de Dilma, entretanto, é um dos únicos que rompeu com a política que estava sendo feita por seu antecessor. Dilma decidiu frear a discussão que Lula havia colocado em pauta sobre assuntos como, por exemplo, a mudança nas leis de financiamento de cultura no Brasil.

Dados mostram que recursos de empresas privadas vão apenas para grandes projetos de artistas famosos, e dificilmente saem do eixo Rio-São Paulo. Além disso, cerca de 80% dos recursos de cultura são públicos, porém distribuídos pelo setor privado, e não pelo Estado.
Fonte: Brasil Cultura
Postado por Magno Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA DE POÁ SERÁ DIA 19

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo