terça-feira, 13 de maio de 2014

Reunião entre Secretaria de Cultura e membros da sociedade civil do Conselho de Cultura define posse do CMPC

Foto da primeira reunião dos conselheiros eleitos pela sociedade civil
Ontem ás 19 horas na Secretaria de Cultura de Poá reuniram se os conselheiros representantes da sociedade civil que integram o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) com Douglas Aspasio Secretário de Cultura da cidade e Alexandre Rafael Barbetta assessor da cultura.

A reunião definiu que a posse do conselho será no dia 29 de maio ás 20 horas no Pavilhão de Exposições Prefeito José Massa. O endereço completo é Avenida Antonio Massa, 150 Centro de Poá - SP.


A duração do encontro foi de 1 hora e meia. Por parte do conselho formado pela sociedade civil não compareceram Claudio Domingos Fernandes e Rafael Osti Benvenuti, respectivamente o primeiro estava lecionando, pois é professor de filosofia e o segundo tinha compromissos profissionais e pessoais que o impediram de comparecer á reunião.

Atraso na formação do CMPC

Folhetim Cultural publicou no dia 03 de maio matéria com a seguinte manchete:

No link leia a matéria completa

Secretaria de Cultura não terminou de formar o CMPC até o dia 20 de abril como previsto e atrasa os trabalhos do Conselho de Cultura


O Folhetim entrou em contato após a reunião com Alexandre Rafael Barbetta assessor da cultura explicou o motivo deste atraso, segundo ele se deu devido problemas administrativos. A formação do conselho dependia de indicações que partiam de outras secretarias. Barbetta disse que não sabia dizer quais os nomes que foram indicados, nem quais as secretarias ou secretaria que atrasou para indicar os nomes. Mas possivelmente devido a posse ter sido marcada que isto já tenha sido resolvido.

O Folhetim Cultural apurou que possivelmente os problemas que o prefeito da cidade tem passado de ter sido afastado pelos vereadores de Poá e brigado na justiça para permanecer, além da demissão de Adriana Borges a Secretária de Indústria e Comércio, tenha afetado a posse do conselho Adriana Borges tinha que indicar um titular e um suplente para o Conselho de Cultura. Oficialmente a prefeitura não anunciou o substituto ao cargo vago na secretaria. No site da prefeitura ainda consta Adriana como secretária da pasta.

Por volta das 11 e 50 minutos ligamos para o gabinete da prefeitura e Secretaria de Comunicação mas telefone só chamou.

Critica de Rose Meusburger á Secretaria de Cultura

Rose Meusburger foi de fundamental importância para a formação do conselho de cultura pois esteve presente em todas as reuniões que antecederam a eleição, desde 2009 tem participado ativamente para que o conselho fosse formado.

A empresária poaense não quis se candidatar a cargo algum na eleição do conselho ficou sabendo da reunião apenas na tarde de ontem, isso causou revolta nela que fez publicação criticando a Secretaria de Cultura. Veja o print:






















Enquanto Magno Oliveira escrevia a matéria Rose fez o seguinte comentário na própria postagem:

Gostaria de informações do Sr. Doulas Aspásio ou algum responsável na SECULT-Poá - eles marcam uma reunião para 15 pessoas estarem presentes de hoje para daqui a pouco e querem que TODOS estejam com as suas agendas livres e estejam presentes! Como se essas pessoas não tivessem o que fazer! Essa é a minha bronca! Quantos estiveram presentes no encontro de ontem?

O assessor da cultura disse que sobre a postagem ele não tinha o que comentar e que respeitava o post da cidadã mas que a reunião não era para o público geral e sim somente para os membros do Conselho de Cultura e era para definir data, local e horário para a posse do conselho. Ele disse que os outros conselheiros haviam sido informados da data na semana anterior e que somente Claudio D. Fernandes e Marco Senna foram avisados na segunda. O motivo foi a falta de comunicação para informar estes dois integrantes.

O Folhetim Cultural confirmou a informação com Hugo Prado e Rafael Osti Benevuti, eles disseram que foram informados dias antes da reunião, o segundo incluvise confundiu o horário pensou que fosse 7 hrs da manhã e acabou não conciliando a agenda para participar da reunião a noite, destacamos acima na matéria que problemas pessoais e profissionais impediram ele de participar, além da confusão que o próprio cometeu.

Expectativa para o trabalho do Conselho

Alexandre Barbetta o assessor da cultura falou para o Folhetim Cultural sobre a expectativa quanto o trabalho do conselho: "A expectativa é que seja um órgão para trabalhar junto com a secretaria de cultura que funcione de fato, por isso a opção de trabalhar com poucas pessoas para que estas possam dedicar tempo para o conselho para que não ocorra o que acontece com conselhos de outras cidades de não funcionar". Ao final ele completou dizendo: "A reunião foi um sucesso graças a Deus e a secretaria de cultura de Poá está aberta aos artistas da cidade e aos munícipes para participarem do dia a dia da secretaria e da programação cultural.


Rose Meusburger disse: "Conselho antes de começar a trabalhar precisa ser capacitado! Sem isso nada vai acontecer! E para que ele seja capacitado até o Douglas vai precisar entrar nessa! Se queremos um Conselho de Verdade e não "prá inglês ver" temos que capacitar todos os conselheiros - eles precisam conhecer as leis e os trâmites em todas as instâncias (federal, estadual e a nossa lei claro). E até acho que eles precisam contratar alguém de fora para fazer isso, alguém sem isenção que já tenha feito isso em alguns outros municípios - tenho duas pessoas para indicar! Não quero eu fazer - até porque o Douglas vai achar que eu estou inventando coisa!

A expectativa de Rafael Osti Benevuti segundo ele é: "A melhor possível. O grupo está comprometido e estou sentindo bastante interesse da administração pública em viabilizar a posse e o início dos trabalhos".


1º Reunião do Conselho

Os conselheiros que representam a sociedade civil já fizeram a primeira reunião após a eleição do Conselho de Cultura, esta ocorreu na segunda feira (05), na oportunidade fizeram um documento justamente para cobrar o Secretário de Cultura Douglas Aspasio para que tomasse providências quanto a posse do conselho. Os conselheiros também receberam informações sobre como funciona O Sistema Nacional de Cultura (SNC) e o Sistema Municipal de Cultura (SMC). O Folhetim Cultural foi o único órgão da imprensa presente na reunião.

Leia mais sobre a primeira reunião no link:

Representantes da sociedade civil do CMPC se reúnem pela 1ª vez após eleição do conselho


Preparativos para a Posse

Barbetta disse que o Prefeito estará presente. As secretarias de cultura de outras cidades, um representante da Secretaria Estadual de Cultura e do Ministério da Cultura serão convidados para participarem, haverá cerimonial de posse e apresentações culturais de artistas da cidade.  A programação de forma detalhada será feita e divulgada. Ainda no evento haverá prestação de contas da secretaria de cultura em relação ao trabalho que vem realizando nos últimos anos. 

Representantes da sociedade civil

Os representantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) é formado por: Celso Guarinho, Rafael Osti Benevuti, Hugo Prado, Marco Senna e Claudio D. Fernandes.

Os representantes por parte do executivo serão anunciados oficialmente no dia 29 de maio.

Matéria e foto: Magno Oliveira




Um comentário:

  1. Conselho - seja ele qual for (educação, saúde, idoso, segurança. turismo, etc etc) PRECISA ter participação efetiva da SOCIEDADE CIVIL quer como membro do próprio conselho quer como colaborador, sugerindo, apontado, indicando, fiscalizando, fazendo e interferindo positivamente para as ações sejam efetivas. Infelizmente pelo país afora os CONSELHOS existem para cumprir legislação e simplesmente conseguir os repasses de funda a fundo para as realizações nem sempre as melhores para a sociedade como um todo!

    ResponderExcluir

Obrigado por interagir conosco!