Programa de Tradução Literária para 2014 -- Prêmio Jabuti, mentoria e residência


O Programa de Tradução Literária do British Council, que conta com o apoio do Arts Council England, foi criado com o objetivo de valorizar o trabalho e o perfil do tradutor literário, reconhecendo a complexidade dos desafios inerentes ao ofício. O programa tem a intenção de aproximar tradutores de ambos os países, criando uma rede de informações, conhecimento e amizade.

 
Em parceria com o British Council, o Jabuti incorpora nova categoria a sua seleção. Poderão concorrer ao Prêmio, em 2014, obras exclusivamente literárias (prosa, poesia ou dramaturgia), traduzidas diretamente de escritores nascidos ou residentes no Reino Unido para língua portuguesa falada e escrita no Brasil. O tradutor vencedor do primeiro lugar, além do prêmio em dinheiro pago pela CBL, receberá um prêmio especial do British Council, uma viagem a um festival literário no Reino Unido em 2015, com todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação incluídas.
 
Tradutores do Brasil e do Reino unido em início de carreira poderão se candidatar, no segundo semestre de 2014, ao projeto de mentoria para terem seus trabalhos acompanhados por um tradutor experiente com quem possam discutir, presencial e virtualmente, suas dúvidas relacionadas às traduções às quais estejam dedicados. Também para o mesmo período, dentro do programa de residência, tradutores britânicos poderão passar três semanas no Brasil trabalhando na tradução de uma obra de autor brasileiro.
 
SERVIÇO ESCOLA DE INVERNO – Inscrições: Período: De 14 de abril a 23 de maio de 2014. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição disponível nesse link, pelo qual deverão fornecer também um CV e uma tradução - texto original e traduzido - que gostariam de discutir durante a semana em Paraty.O resultado da seleção será anunciado até dia 05 de junho de 2014.

Fonte: A4 Comunicação Postagem: Magno Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo

Shows do Sampa Crew e Gabriel Corrêa fecham programação do aniversário de Poá

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”