quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

LIVRO: POEMAS E FILOSOFIA - POR: ANGELA FLORES E SEUS ALUNOS

Professora de escola da rede pública de ensino do Estado de São Paulo incentiva seus alunos a produzirem textos e publicam livro.





Em entrevista para o Folhetim Cultural, Angela Flores, professora de filosofia, na Escola Estadual Profº Benedita Garcia da Cruz em Poá - SP, falou sobre a experiência de escrever um livro com a participação de seus alunos: 
"Queria mostrar primeiramente a eles o quanto são capazes de expor, através da escrita, seus pensamentos e suas reflexões, e posteriormente aos leitores para dizer o quanto é prazeroso esse trabalho. Não caberia aqui as inúmeras reflexões que trabalhamos ao longo do ano, então tive a ideia de escrever em forma de poemas. Alguns são meus, outros na íntegra escrita pelos alunos, e a maioria eu desenvolvi a partir de textos e poesias dos alunos colocando referências a eles."
A professora também falou sobre a intenção de desenvolver este projeto: " O intuito é compartilhar nossos pensamentos e nossas emoções através das palavras com ou sem rimas, vinda da nossa vivência ou da nossa alma."


Folhetim Cultural: Porque a ideia de fazer um livro com os alunos?
Angela Flores: "A ideia veio através da leitura que eu faço das reflexões nas aulas de Filosofia. Cada assunto trabalhado era motivo de orgulho para mim como professora, pela forma que retratavam e dirigiam seus pensamentos. As reflexões serviam como inspiração e motivação para que os alunos defendessem as suas argumentações".
Na entrevista Angela nos contou sobre a metodologia usada em sala de aula: "A autoeducação faz parte da metodologia de ensino que aplico, por estar voltada ao desenvolvimento do conhecimento pelo aluno, para que ele absorva e coloque em prática tudo o que aprendeu da melhor forma, comparando com a realidade em que está inserido."
Segundo Angela, o objetivo do projeto é integrar os alunos no mundo letrado, desenvolver a competência comunicativa e expressiva através da produção do livro e da recitação do Poema, compartilhar reflexões e ideias e expandir a interação entre aluno e professora.


Conversamos também com Amanda Aparecida, uma das alunas que participou da construção do livro.

Folhetim Cultural: Amanda, qual foi a reação inicial dos alunos quando sua professora falou sobre a ideia do livro?

Amanda Aparecida: Todos amaram, pois foi uma ideia nova e diferente e um jeito de nós alunos expor-mos nossa criatividade e sentimento.


Folhetim Cultural: Soubemos que você é tímida (risos); como foi, pra você em particular, vivenciar a experiência de ajudar a escrever um livro? Você sentiu dificuldade em se expressar?

Amanda Aparecida: Ah, foi diferente, pois não mostro o que escrevo para os outros, só para a professora Angela. Não foi tão difícil, pois eu já tinha algumas frases e poemas escritos, então só foi escolher as que eu achava melhores, mudar algumas coisas e mostrar para ela. Só senti um pouco de vergonha na hora de ler para os outros alunos, que participaram, mas depois vi todos lendo e acabei perdendo a vergonha.



Amor a Filosofia

Como em alguns momentos da vida
A gente simplesmente percebe que as coisas são lindas e perfeitas
Simplesmente por terem surgidos do nada como a filosofia
Que sai do fundo da nossa alma.
E foi assim quando eu estava em busca da sabedoria.
Percebi que tudo que saia da minha alma vinha do nada
Igual quando faço uma reflexão que surge tão de repente
Muitas vezes nem eu mesma percebo que estou filosofando
Por isso odeio AMAR a Filosofia.
Eu não tenho a filosofia. A filosofia me tem!


Autora: Amanda Aparecida



Alunos que participaram da composição do livro / Tarde de autógrafos




Sobre Angela Flores

Angela Flores formou-se em Licenciatura plena em Filosofia no Centro Universitário Claretiano na cidade de São Paulo em 2009. Ingressando no Estado através do concurso público como professora no Ensino Médio. Leciona na cidade de Poá – SP, onde reside. É casada e mãe de três filhos. Por mais de dez anos atuou como terapeuta holística na área da saúde, e por ter experiências na área terapêutica consegue enxergar seus alunos como um ser integrado (pensar, sentir e querer).
Com essa visão integral e também coletiva associada a filosofia seu trabalho está direcionado ao desenvolvimento dos valores humanos dentro e fora da sala de aula, tendo como objetivo despertar no aluno o interesse pela reflexão e autoeducação.

O Livro

Número de páginas: 102 
Edição: 1 (2014) 
Formato: A5 148x210 
Coloração: Preto e branco 
Acabamento: Brochura c/ orelha 
Tipo de papel: Offset 75g

Leia mais sobre o livro em:

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO "POEMAS E FILOSOFIA"



Postagem: Dhyne Paiva

Edição: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!