terça-feira, 10 de abril de 2012

Isabel Allende ganha prêmio Hans Christian Andersen de literatura


Foto: Frâncio de Holanda
Isabel Allende na Flip, em 2010
A escritora chilena Isabel Allende foi agraciada nesta quarta-feira com o prêmio Hans Christian Andersen de Literatura "por sua qualidade como narradora mágica e seu talento para enfeitiçar o público".
A premiação, criada por uma fundação privada em colaboração com a Prefeitura de Odense (Dinamarca), é dotada de 500 mil coroas dinamarquesas (US$ 90 mil), uma escultura de bronze e um diploma.
A cerimônia de entrega acontecerá em 30 de setembro no Koncerthus de Odense, cidade natal do célebre escritor dinamarquês.
Isabel Allende passará o dia todo nesta localidade, onde participará de uma leitura na Biblioteca Central, visitará a casa em que Andersen nasceu e desfrutará de um almoço na Prefeitura, explicou a organização do prêmio em comunicado.
"Estou feliz e orgulhoso que Odense receba mais uma vez a visita de uma das grandes escritoras internacionais. Como cidade natal de H.C. Andersen, é emocionante poder dar as boas-vindas a uma autora cujo universo mágico tem tantos parecidos com o seu", assinalou Steen Moller, vereador da cidade.
A autora de "A casa dos Espíritos" sucede no histórico do prêmio a britânica J.K. Rowling, criadora da saga infantil de Harry Potter e vencedora de sua primeira edição, em 2010.
A escritora chilena já foi uma das embaixatrizes do Ano Internacional Hans Christian Andersen em 2005, organizado pelas autoridades dinamarquesas para celebrar o bicentenário do nascimento do escritor que dá nome ao prêmio.
Fonte: Portal IG
Postagem: Magno Oliveira
Twitter Magno Oliveira: https://twitter.com/#!/oliveirasmagno
Twitter Folhetim Cultural: https://twitter.com/#!/FolhetimCultura
E-mail: oliveira_m_silva@hotmail.com ou folhetimcultural@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!