terça-feira, 3 de abril de 2012

Um poema em cada árvore – 17ª edição conta com Magno Oliveira


Aconteceu mais uma edição do projeto Um poema em cada árvore, tornando mais uma vez a poesia acessível à população de Governador Valadares (MG) e, através de um Intercâmbio Cultural entre agentes culturais de Minas Gerais e Acre, a ação aconteceu também em Xapuri (AC) e Rio Branco (AC).

Em cada cidade foram expostos 31 poemas, de 31 poetas, de 8 estados brasileiros diferentes e Japão. Entre os 31 poetas lá estava Magno Oliveira com a poesia Heroico Sorriso.


Projeto leva poesia para todas as classes de leitores


SOBRE A AÇÃO:


O Um poema em cada árvore é um projeto de incentivo à leitura que acontece mensalmente na cidade de Governador Valadares/MG. Idealizado pelo poeta Marcelo Rocha e realizado pelo Instituto Psia a ação utiliza o espaço público e as árvores valadarenses para ampliar o acesso da população aos bens de leitura, popularizar a poesia e divulgar poetas desconhecidos do grande público.


Nesta edição comemorativa ao Dia Nacional da Poesia a ação aconteceu também em Xapuri (AC) e Rio Branco(AC)  como parte de um Intercâmbio Cultural entre Agentes Culturais do Acre e de Minas Gerais, unindo as entidades culturais Instituto Psia (Governador Valadares/MG), Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri (Xapuri/AC), Cia. Arte na Ruína (Xapuri/AC) e Grupo Teatral Floresta (Rio Branco/AC).


Em 2011 foi finalista do Prêmio Vivaleitura, premiação concedida pela OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana (Espanha).

DEPOIMENTOS:

"É a maneira que encontramos de partilhar, através de um intercâmbio cultural, a paixão pela literatura, em suas diferentes formas, sem esquecer do contato que a Arte pode te com a natureza. Quebramos as barreiras geográficas e partilhamos sentimentos, cultura, celebrando o Dia Nacional da Poesia com Um poema em cada árvore!”   Clenes Guerreiro (Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri).


"O movimento Arte na Ruína, que sempre agregou diferentes fazeres artísticos, fica honrado em poder fazer parte da escrita da história, uma nova história, partilhada entre Acre e Minas Gerais." Cleilson Alves (Cia. Arte na Ruína/Xapuri)


"Floresta e Arte sempre podem dialogar. Com Um poema em cada árvore descobrimos que novos olhares - e interconexões - podem ser dados a coisas simples, fornecendo toda a profundidade necessária àquilo que, outrora, não tinha sua reconhecida importância”. Rodrigo Garcia (Grupo Teatral Floresta/ Rio Branco).


Heroico Sorriso



Seu corpo é mais que um paraíso
Ele é meu refúgio e esconderijo.
Nas noites frias faço dele meu abrigo,
Em pensamento viajo em suas curvas
Encaro meus fantasmas, mantendo a fé no seu heroico sorriso.
Encarar a realidade, meus medos, minhas fraquezas
É difícil, mas encará-los é preciso.
O seu corpo de mulher,
O seu sorriso de menina
Me mantém firme, ainda tenho fé
A esperança assim nos ensina
Aprendi com você, a base é o verdadeiro ombro amigo
Se o encanto um dia acabar, ainda me leve consigo.
Eu não minto, não finjo,
Mantenho minha personalidade
Buscando a felicidade.
No caminho podemos sangrar
Mas quando formos nos encontrar
Mantenha seu heroico sorriso.

Sobre Magno Oliveira

Magno Oliveira nasceu no dia 1º de Maio de 1992, na cidade de Santa Isabel, filhos de pais separados veio morar na cidade de Poá no ano 2000, onde vive até hoje com sua mãe, padrasto e seu irmão caçula. Em 2006 começou a fazer poesias e a partir de 2009 de forma profissional, tendo a poesia Amazônia publicada na primeira edição do Jornal Mídia Ambiental, no mesmo ano, com a poesia como vou parar de lhe amar?  Participou de um concurso de poesias tendo recebido diploma de honra ao mérito por participação. No ano de 2010 criou com o radialista Bruno Martins o blog Folhetim Cultural o qual administra atualmente. Em 2011 participou do primeiro concurso Augusto dos Anjos, teve a poesia Heroico Sorriso selecionada e ela faz parte do livro Antologia Poética do 1º Concurso de Poesias Augusto dos Anjos.

O poeta Magno Oliveira colabora com 3 sites Recanto das Letras, Site de Poesias, site de Poesias On Line, aos sábados e domingos ás 6h00 da manhã posta sua coluna semanal no blog Folhetim Cultural chamada No Café da Manhã Com Poesia além do Linhas Curtas ao meio dia, já está em processo de trabalho seu primeiro livro de poesias, que deve ser lançado no 1º  semestre de 2013.


Contato: folhetimcultural@hotmail.com ou oliveira_m_silva@hotmail.com
Twitter: @oliveirasmagno Telefone: 11 6190 3992
 


PARTICIPARAM DESTA EDIÇÃO DO PROJETO:

Álder Járede D’Ávila - Xapuri/AC

Andra Valladares - Vila Velha/ES
Cirlene Vitor - Governador Valadares/MG
Cleilson Alves - Xapuri/AC
Clenes Guerreiro - Xapuri/AC
Dallyanna Lima - Xapuri/AC
Douglas Batalha - Itu/SP
Edweine Lureiro da Silva - Saitama - Japão
Elise Schiffer - Rio de Janeiro/RJ
Francisco Ferreira - Betim/MG
Geraldo Trombin - Americana/ SP
Juliana Ben Brizola da Silva - Porto Alegre/RS
Leonardo Augusto de Freitas Afonso - Brasília/DF
M. Esther Torinho - Cariacica/ES
Magno Oliveira - Poá/SP
Marcelo Rocha - Governador Valadares/MG
Márcia de Oliveira Gomes - Rio de Janeiro/RJ
Marcio Dison - Ilha de Santa Catarina/SC
Maria Luiza Falcão - Belo Horizonte/MG
Nilda Dias Tavares - Rio de Janeiro/RJ
Paulino Lima - Santa Luzia /MG
Rafael Zen - Brusque/SC
Regina Araujo - Rio de Janeiro/RJ 
Renata Alves Torres - Uberlândia/MG
Roque Aloisio Weschenfelder - Santa Rosa/RS
Samuel Cabral - Governador Valadares/MG
Samuel Saint - São Paulo/SP
Thamires C. S. Lourenço - Araçatuba/SP
Thiago Jefferson dos Santos Galdino - Mossoró/RN
Thiago Luz - Rio de Janeiro/RJ
Willis Martins - Xapuri/AC


Fonte e foto: Instituto PSIA
Postagem: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!