quinta-feira, 26 de abril de 2012

Saulo Souza é entrevistado por Magno Oliveira durante o Segundo Encontro de Blogueiros do Alto Tietê


Saulo Souza é blogueiro, um dos organizadores do Segundo Encontro de Blogueiros do Alto Tietê realizado no último sábado em Suzano. É Pré candidato a vereador da cidade de Poá pelo PDT. Magno Oliveira conversou com Saulo que falou sobre a escolha de Suzano para cediar a segunda edição do Encontro dos Blogueiros do Alto Tietê, política e também sobre o futuro dos blogueiros. Confira abaixo a entrevista de Saulo Souza a Magno Oliveira.

Magno Oliveira entrevistando Saulo Souza na recepção do encontro

















Magno Oliveira:

Saulo a primeira edição foi em Poá, por que a escolha de Suzano para a segunda?

Saulo Souza:

Como a nossa ideia é proliferar este debate em toda a região nós nos organizamos enquanto comissão, uma comissão representativa da região e foi pautado um outro municipio para esta edição, até mesmo para facilitar a vinda dos blogueiros que não puderam participar  do primeiro, nessa ocasião foi feita uma  fita e postamos algumas possibilidades aqui da região e de forma democrática foi feita a escolha por Suzano.

Magno Oliveira:

Então pro ano que vem uma escolha diferente de Poá e Suzano?

Saulo Souza:

Nós estamos sofrendo com a dificuldade em relação ao apoio né?  Da abertura de portas para este evento, mas com certeza se nós tivermos, portas abertas em outro município a nossa intenção é levar para outro município diferente de Poá e Suzano.


Magno Oliveira:

Já teve algum municipio que fechou as portas para os blogueiros?

Saulo Souza:

Felizmente nós não tívemos essa infelicidade. Fomos muito bem acolhidos em Poá com total e irrestrito apoio da prefeitura de Poá e da secretaria de cultura e demais secretarias tanto de Poá e Suzano. Logicamente é a credibilidade alcançada através de um trabalho sério, através de um trabalho responsável, que nos dá essa condição de sentar em qualquer mesa e colocar essa pauta, colocar esse debate e realmente quase sempre ou pelo menos até agora ser bem recebido e muito aceito e muito bem acolhido.


Magno Oliveira:

Do primeiro encontro o que mudou ao de hoje em relação ao tratamento que é dado aos blogueiros, e também em questão a nós que fazemos parte dos Blogueiros do Alto Tietê?

Saulo Souza:

Existem grandes avanços que foram super perceptíveis né? Como eu estou dizendo essa credibilidade, que os blogs estão conquistando a ponto do poder público  se voltar a essa mídia e ir até em direção da população usando essa mídia. Isso nós consideramos que foi um grande avanço e outro grande avanço foi a administração de Poá teve que foi fazer a disponibilização de um netbook para cada criança da rede de ensino.


Magno Oliveira:

A Comissão dos Blogueiros do Alto Tietê vai tomar uma posição politica ou não pretende se envolver com as eleições deste ano?

Saulo Souza:

Como a nossa comissão, é uma comissão democrática, nós é lógicamente, temos um posicionamento político, cada um luta por um ideal politico, mas com tudo nós lutamos pela cidadania, então nossa comissão contempla pessoas dos mais variados partidos e até mesmo pessoas que não tem nenhum tipo de aliança partidária, mas que tem apresso pela cidadania, nossa concepção de cultura, nossa concepção de ativismo é social ele passa primeiro por essa questão de ser um espaço diverso, a rede mesmo permite este espaço aberto a todos que querem se envolver por essa causa, que é o ativismo digital.

Magno O. Indagando Saulo S.


Magno Oliveira:

Se o blogueiro ele quiser participar da comissão dos blogueiros de qual ele deve fazer?

Saulo Souza:

Nós estamos fazendo a nossa transmissão oficial agora pelo Blog da comissão que é o blogsdoaltotiete.blogspot.com e nessa ferramenta é que nós divulgamos as reuniões de encontro, temos os nossos contatos e de forma aberta é que são as reuniões e pessoas dispostas a fazerem parte é só acompanhar e participar.



Magno Oliveira:

Ano passado se falou muito em levar a internet acessível para a população, com um preço baixo temos em Santa Isabel, estamos próximo disso em Poá e Suzano. No Alto Tietê a luta, a bandeira deve ser essa dos blogueiros?


Saulo Souza:

Isso, essa é uma das bandeiras né? É? E tudo vem para favorecer essa militância a ONU já pautou a internet como direito humano, existe um projeto de emenda a constituição que está tramitando lá na Comissão de Justiça, que garante o acesso a internet, que está previsto no artigo 6 que dá tais quais direito a educação, direito a saúde, direito a moradia, então existe um caminhar, institucional para configurar a internet como um direito, então nós procuramos contagiar, candidatos as eleições municipais deste ano para já ter essa convicção, essa percepção de internet, não como um conforto, mas sim como um direito.

Magno Oliveira:

Saulo você pretende participar das eleições deste ano?


Saulo Souza:

Eu sou presidente da juventude do PDT da nossa cidade em Poá e sou pré candidato a vereador, claro que haverá uma convenção ainda para pautar os candidatos e definir os candidatos do partido e o nosso nome estará a disposição.

Durante o dia Magno Oliveira entrevistou outras personalidades, que tiveram no encontro de blogueiros ao longo da semana leia mais entrevistas.

Fotos Bruno Martins

Entrevista realizada por Magno Oliveira

Entrevistado Saulo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!