terça-feira, 10 de abril de 2012

Público enfrenta sol forte para pular ao som do punk cigano do Gogol Bordello


Foto: AE
Eugene Hutz, vocalista do Gogol Bordello
No papel, a receita do som do Gogol Bordello parece um desastre. Uma mistura de rock com ritmos "exóticos" (de música cigana a reggae), mais letras cheias de mensagens políticas e sociais e, para dar alguma unidade a tudo isso, uma animação que às vezes parece insanidade. Mas não é que, no palco, a coisa funciona?
Pelo menos no Lollapalooza Brasil foi assim. Mesmo tocando às 14h, debaixo de um sol impiedoso, o grupo reuniu um ótimo público.
E mais: fez a plateia dançar (com passos tão inclassificáveis quanto a música da banda) e pular como pouca gente conseguiu em todo o festival.
Em "Not a Crime", por exemplo, era possível ver até um dos vendedores que carregava mochilas de choppe nas costas dançando.
Um pouco depois, o vocalista Eugene Hutz conseguiu fazer com que alguns fãs fizessem uma roda no meio do público e começassem a girar.
E, em "Immigraniada", fez jus a uma das definições de sua música: punk cigano. Não é sempre que se consegue ver o público se batendo ao som de uma banda que tem um violino e um acordeão. E, minutos depois, dançando como se estivesse numa boate, ao som do hit "Pala Tute".
Na última faixa, "Start Wearing Purple", Hutz ainda conseguiu botar a plateia toda de punhos para o ar, acompanhando o ritmo da música.
Foto: Claudio Augusto
Uma das vocalistas do Thievery Corporation
Thievery Corporation
Logo que o Gogol Bordello terminou sua performance no palco Butantã, o Thievery Corporation começou sua apresentação no Cidade Jardim.
No papel, o som do grupo parece tão variado quanto o da atração anterior: um revezamento de vários vocalistas e influências de funk, reggae, dub, soul e até música brasileira.
O problema é que, não importa qual seja a referência (ou o vocalista), a música do Thievery Corporation parece sempre a mesma.
A banda está tão preocupada em fazer algo suave e de bom gosto que tira a força das canções. Funk, reggae ou o que for: tudo soa como música para relaxar. Num festival de rock, uma falha imperdoável.
Fonte: Portal IG
Postagem: Magno Oliveira
Twitter Magno Oliveira: https://twitter.com/#!/oliveirasmagno
Twitter Folhetim Cultural: https://twitter.com/#!/FolhetimCultura
E-mail: oliveira_m_silva@hotmail.com ou folhetimcultural@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!