quarta-feira, 4 de abril de 2012

Um poema em cada árvore - Magno Oliveira participa pela primeira vez com Heroico Sorriso


Projeto de incentivo à leitura que acontece mensalmente desde agosto de 2010 e que consiste em pendurar poemas de autores desconhecidos em árvores de praças, ruas e calçadões da cidade de Governador Valadares. Surgiu a partir do esforço do poeta Marcelo Rocha em construir alternativas que ofereçam à sociedade acesso gratuito à leitura.

Objetivo Principal:

Tendo por força o ineditismo do projeto - é o primeiro no país nesse formato, é inovador e complementa as formas tradicionais de leitura – o “Um poema em cada árvore” buscaelevar os níveis de leitura e cultura da população brasileira.

Objetivos específicos:

  • Ampliar as possibilidades de leitura através da construção de alternativas que ofereçam à sociedade acesso gratuito à leitura
  • Abrir espaço para a divulgação da produção literária de escritores desconhecidos do grande público
  • Valorizar e aproximar a poesia do grande público

Resultados obtidos:


  • Finalista do Prêmio Vivaleitura 2011concedido pelo Ministério da Educação, Ministério da Cultura e  OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), com patrocínio e execução da Fundação Santillana e apoio do Consed e da Undime. 
  • 16 edições realizadas
  • Participação de mais de 100 poetas de diversas cidades do Brasil
  • Repercussão nacional e internacional: O projeto recebeu destaque em alguns veículos da internet, como o site da Editora Blocos, Clube dos Escritores de Ipatinga, Circuito Fora do Eixo, Clube do Livro de Salvador, Barkaça (Divinópolis), Galinha Pulando (Salvador), Espaço Fluxo (BH), Coletivo Fórceps (Sabará), Triplov (Portugal) e 23 (vinte e três) blogues pessoais. Ainda gerou matérias no Diário do Rio Doce e no Jornal Hoje em Dia (BH), O Jornal (Alagoas), além de entrevista na Rádio UFMG Educativa.
  • Público atingido: Uma parte considerável da população valadarense já foi atingida pelo projeto. Incluem-se aí as pessoas que fazem caminhadas diárias ao redor da Lagoa Santa, pessoas que frequentam as praças onde também acontece o projeto e considerando que também são atingidas pelo projeto as milhares de pessoas que passam pelas ruas do centro de Governador Valadares a quantidade de pessoas atingidas pelo “Um poema em cada árvore” torna-se ainda mais amplo.


COMO PARTICIPAR;
Qualquer pessoa pode colaborar com textos em verso. Os trabalhos devem ser enviados até o dia 15 de cada mês para o email contato@institutopsia.org, digitados em word, fonte Arial, tamanho 16. É necessário que o poema caiba em apenas uma página. Os textos enviados serão avaliados pela coordenação do projeto e selecionados conforme qualidade literária e adequação ao público. A participação no projeto é voluntária e não haverá pagamento de direitos autorais. Todo o material enviado poderá ser reproduzido na internet, no blog e Flickr do Instituto Psia preservando sempre a autoria de cada poema.

Encaminhe também as seguintes informações:
NOME COMPLETO
BLOG OU SITE PESSOAL (SE TIVER)
CIDADE E ESTADO
DATA DE NASCIMENTO

    Idealização e coordenação:
    Marcelo Rocha
    Poeta, compositor, músico.
    Pós-Graduado em Gestão Cultural
    Graduado em Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda

    Poesia Heroico Sorriso

    Seu corpo é mais que um paraíso
    Ele é meu refúgio e esconderijo.
    Nas noites frias faço dele meu abrigo,
    Em pensamento viajo em suas curvas
    Encaro meus fantasmas, mantendo a fé no seu heroico sorriso.
    Encarar a realidade, meus medos, minhas fraquezas
    É difícil, mas encará-los é preciso.
    O seu corpo de mulher,
    O seu sorriso de menina
    Me mantém firme, ainda tenho fé
    A esperança assim nos ensina
    Aprendi com você, a base é o verdadeiro ombro amigo
    Se o encanto um dia acabar, ainda me leve consigo.
    Eu não minto, não finjo,
    Mantenho minha personalidade
    Buscando a felicidade.
    No caminho podemos sangrar
    Mas quando formos nos encontrar
    Mantenha seu heroico sorriso.

    Sobre a poesia

    Heroico Sorriso participou do concurso de poesias Augusto dos Anjos no ano passado, ficou entre as selecionadas e teve sua publicação no livro 1º Antologia Poética Augusto dos Anjos, Também já foi publicada nos seguintes sites site Poesias On Lineonde já teve centenas de acessos, Site de Poesias e Recanto das Letras , foi declamada no sarau Pavio da Cultura de Suzano.

    Sobre Magno Oliveira

    Magno Oliveira nasceu no dia 1º de Maio de 1992, na cidade de Santa Isabel, filhos de pais separados veio morar na cidade de Poá no ano 2000, onde vive até hoje com sua mãe, padrasto e seu irmão caçula. Em 2006 começou a fazer poesias e a partir de 2009 de forma profissional, tendo a poesia Amazônia publicada na primeira edição do Jornal Mídia Ambiental, no mesmo ano, com a poesia como vou parar de lhe amar?  Participou de um concurso de poesias tendo recebido diploma de honra ao mérito por participação. No ano de 2010 criou com o radialista Bruno Martins o blog Folhetim Cultural o qual administra atualmente. Em 2011 participou do primeiro concurso Augusto dos Anjos, teve a poesia Heroico Sorriso selecionada e ela faz parte do livro Antologia Poética do 1º Concurso de Poesias Augusto dos Anjos.

    O poeta Magno Oliveira colabora com 3 sites Recanto das Letras, Site de Poesias, site de Poesias On Line, aos sábados e domingos ás 6h00 da manhã posta sua coluna semanal no blog Folhetim Cultural chamada No Café da Manhã Com Poesia além do Linhas Curtas ao meio dia, já está em processo de trabalho seu primeiro livro de poesias, que deve ser lançado no 1º  semestre de 2013.


    Contato: folhetimcultural@hotmail.com ou oliveira_m_silva@hotmail.com
    Twitter: @oliveirasmagno Telefone: 11 6190 3992

    Postagem: Magno Oliveira

    2 comentários:

    1. Grata pela divulgação.

      Me interessei.

      Abraços

      Leila

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigado Leila você sempre passa aqui no blog...
        Aqui nosso dever divulgar as boas ideias..
        Viva a cultura..

        Magno Oliveira
        Folhetim Cultural

        Excluir

    Obrigado por interagir conosco!