quarta-feira, 6 de março de 2013

Livro online resgata a capoeira como manifestação cultural‏

O livro online “Capoeira: um pouco da história e dos desafios no Brasil e em Suzano” já está disponível no site da Prefeitura de Suzano. A publicação pode ser lida e impressa acessando o link: http://www.suzano.sp.gov.br/bann/publicacoes/livro_capoeira_baixo.pdf.
Mais lidas da semana






Resultado de um trabalho iniciado em 2008, o livro resgata a capoeira com o objetivo de valorizar e fortalecer esta manifestação cultural, de origem popular e afro-brasileira, presente também em Suzano.

Leia também

No Café da Manhã com Poesia: Menina Indecisa
Sem notícia de Sean Penn, atores torcem para que '...
FLIP confirma presença do autor irlandês Benjamin...
Aniversário de Poá tem programação definida
PREFEITO TESTINHA ASSINA CONTRATO PARA INICIO DAS ...



A obra é dividida em duas partes. A primeira, chamada de “As origens da capoeira”, diferencia os estilos regional e angola, detalha os elementos que compõem o jogo (roda, instrumentos, toques do berimbau e as músicas) e mostra os significados dos cordões e dos golpes e movimentos.





A segunda parte, intitulada “Desafios e conquistas da capoeira em Suzano”, resgata a organização da capoeira e a ação do poder público, discorre sobre a importância da manifestação cultural na formação de crianças e adolescentes e apresenta a linhagem e os mestres da capoeira no município.



O trabalho de pesquisa e entrevistas para o livro, realizado pela Habilits Consultoria, foi feito com a verba de R$ 10 mil, recebida em 2008 pelo município com o “Prêmio Culturas Populares – Mestre Duda 100 Anos de Frevo”, pela terceira edição do projeto “Roda de Todos os Santos”, evento de valorização da cultura popular. O recurso veio do Ministério da Cultura (MinC).



Baixe o livro através do link abaixo




Em junho primeira edição da revista digital Folhetim Cultural solicite e receba via e-mail: folhetimcultural@hotmail.com 

Fonte SECOM Suzano Postagem Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!