terça-feira, 22 de maio de 2012

Mostra no Masp reúne 37 obras de Amedeo Modigliani


Foto: Divulgação"Retrato de Madame G. van Muyden", de Amedeo Modigliani




















Uma mostra didática, "Modigliani: Imagens de Uma Vida", que é inaugurada nesta quinta-feira no Masp e era esperada como um destaque do Momento Itália-Brasil, chega a São Paulo reduzida. Em Vitória, a exposição itinerante tinha 150 obras; no Museu Nacional de Belas Artes do Rio, 166 peças; e agora na capital paulistana, apresenta 61 trabalhos, deles, apenas 11 pinturas do artista.
São Paulo é justamente a cidade onde o pintor e escultor italiano Amedeo Modigliani (1884-1920), criador de importância no século 20, está representado em dois importantes acervos - no do próprio Masp, por seis quadros (apenas um está na mostra, o retrato de Madame G. van Muyden); e no do Museu de Arte Contemporânea da USP, por seu autorretrato, datado de 1919, que não foi emprestado para a exposição.
"Por causa do espaço que conseguimos no Masp a mostra ficou menor aqui", diz Olivio Guedes, diretor do Museu Brasileiro da Escultura e da Casa Modigliani em São Paulo e que assina a curadoria da exposição ao lado de Christian Parisot, presidente do Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma.
A exposição, preparada há dois anos, começou sua itinerância na China e depois chegou ao Brasil. Após a exibição no Masp, no espaço ao redor da galeria do subsolo da instituição, a mostra seguirá para o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.
"Modigliani: Imagens de Uma Vida" tem como cerne uma linha do tempo que apresenta a trajetória do artista, desde sua formação na Itália até o período áureo vivido por 14 anos em Paris, entre 1906 e até sua morte - tísico, era um homem de saúde frágil.
Foi na capital francesa, num momento de efervescência artística e cultural e de encontro com criadores como Picasso, Max Jacob, Chaim Soutine e Moise Kisling, que Amedeo Modigliani criou seu estilo tão próprio. Em suas pinturas de retratos, sobre fundos neutros, as figuras, principalmente, femininas, têm o pescoço longilíneo. O artista, assim, alongava a área que vai do corpo à cabeça de seus modelos - muitos, ilustres amigos -, o que se tornou sua marca. São famosos também seus nus e uma das maiores belezas de suas telas é a maneira como ele representa o olhar de quem retrata.
"Eu o considero um artista reducionista, que compreendeu a complexidade do mundo", diz Guedes. A mostra traz 37 obras de Modigliani, entre pinturas, desenhos e esculturas, como trabalhos de mestres e amigos e até telas feitas por sua mulher, Jeanne Hébuterne, que se suicidou grávida depois da morte do artista. Há também cartas, diários e fotografias.
Modigliani: Imagens de uma Vida - Masp (Avenida Paulista, 1.578). Tel. (011) 3251-5644. 11 h/ 18 h (5ª, 11 h/ 20 h; fecha 2ª). R$ 15 (3ª grátis). Até 15/7.
Fonte: Portal Ig
Postagem: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!