terça-feira, 22 de maio de 2012

Novo suposto trabalho do grafiteiro Banksy critica trabalho infantil


Foto: BBCGrafite que teria sido feito por Banksy em Londres











O artista britânico Banksy seria o autor de uma nova pintura que mostra um menino debruçado sobre uma máquina de costura cozendo a bandeira do Reino Unido. A imagem apareceu na parede de uma loja Poundland em Whymark Avenue, na localidade de Wood Green, bairro de Haringey (norte de Londres).
Um professor especializado em Bansky acredita que o trabalho é do artista, nascido em Bristol. Um porta-voz disse que a rede varejista Poundland aprecia a arte de Banksy e que a empresa respeita diretrizes éticas - negando de antemão qualquer crítica quanto à qualidade do ambiente de trabalho em suas instalações ou ainda nas de seus fornecedores. A rede varejista é conhecida por vender produtos por uma libra, muitos dos quais vindos de países em que supostamente se emprega mão de obra infantil.
Curiosos transeuntes têm examinado a imagem gravada com estêncil, que foi decorada com bandeiras reais - alusão às muitas bandeiras semelhantes que decoram a cidade para o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth.
"Eu definitivamente acho que é um Banksy. Ele continua pensando sobre a questão do trabalho infantil", disse Jason Cobham, 44, morador de Wood Green. "Eu pagaria mais do que uma libra por isso se eu pudesse tirá-lo da parede. Pagaria muito dinheiro por isso. Haringey deve celebrá-lo", afirmou.
"Qualidade"
Ernesta Zazdokaite, 19, também moradora do bairro, afirmou: "É bom, mas o que significa?". Para Paul Gough, professor da Universidade do Oeste da Inglaterra, especializado no artista, a imagem tem todas as características de um verdadeiro Banksy. "O estêncil é muito bem cortado e a qualidade da pulverização só ele (Banksy) é capaz de alcançar quando pinta em preto e branco, algo que vemos em outras de suas obras na capital", disse. "E as bandeirinhas são um toque brilhante, de curta duração, mas com impacto duradouro na memória, dado o ano de celebração."
"Nós somos fãs de Banksy e orgulhosos apoiadores do Jubileu da Rainha", afirmou Tim McDonnell, diretor de varejo da rede de lojas. "A Poundland tem um código claro e definido de conduta para todos os nossos fornecedores e uma postura ética forte em todas as questões trabalhistas."
Uma porta-voz da sub-prefeitura de Haringey disse que a parede é propriedade privada e que a autoridade local não tinha o direito de remover a pintura. Ela disse ainda que só nos casos em que os graffites são ofensivos a sub-prefeitura pode ajudar o proprietário do imóvel a removê-los.
A última imagem em Haringey que teria sido pintada por Banksy apareceu em setembro de 2009, em Tottenham High Road. Ele pintou crianças brincando sob uma placa de "proibido jogar bola". Desde então, o grafite foi coberto com uma placa de acrílico para ser preservado.
Fonte: Portal IG
Postagem: Magno Oliveira

Um comentário:

Obrigado por interagir conosco!