sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia da Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa está espalhada por alguns continentes, como Europa, América Latina, África e Ásia. Isso se deve à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, levando para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a hábitos e crenças diversas e acabou sendo enriquecida com novas variedades regionais. Sua origem está no latim, que os romanos introduziram na Lusitânia, região norte da Península Ibérica, a partir de 218 a.C.. Após a invasão romana da Península Ibérica, todos aqueles povos, com exceção dos bascos, passaram a conviver com o latim, o que deu início ao processo de formação do português, espanhol e galego. Esse movimento de homogeneização cultural, linguística e política foi denominado de romanização. Até o século IX, a língua falada era o romance, uma espécie de estágio intermediário entre o latim vulgar e as modernas línguas latinas, como português, espanhol e 
francês. Essa fase é considerada como pré-história da língua.
Oficialmente Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580 é utilizada para relembrar os feitos passados.


Fonte:  http://www.quediaehoje.net/detalhes.asp
Postagem: Magno Oliveira

2 comentários:

  1. Eu stou em o seu Blog, amigo, duas veces como Millz, eu studei portugués mas escrevo pouco e se a lingua nao se fala, morre. Gosto do seu Blog. Um bom articolo. Tnho mistura com italiano oque tambem studei ha muitos annos.

    ResponderExcluir
  2. Interesante explicación sobre la lengua portugesa.

    Un buen blog.

    Saludos

    ResponderExcluir

Obrigado por interagir conosco!