sábado, 25 de junho de 2011

A crônica nossa de cada dia por Fernando Ferrari


Para visualizar em tamanho real clique na imagem.


Fernando Ferrari aos sábados ás 19 horas suas charges poderão ser apreciadas aqui no Folhetim Cultural. E a partir de Julho sua coluna A crônica nossa de cada dia será ás 20 horas, Segundas feiras.
Nascido em Maio de 1979 em SP, Publicitário pós-graduado, brasileiro com cidadania francesa. Quatro livros já publicados e no primeiro concurso literário que participou foi premiado.


Mantém os sites:
fernandoferrari.carbonmade.com (Peças publicitárias)
cabecatroncoetextos.blogspot.com (Blog de crônicas)
ferrarifernando.hdfree.com.br (Livros e site feito por ele mesmo)



Ser, mas não ter? Eis a questão.

Desde que o mundo é mundo, o homem sente uma incontrolável necessidade de ser imortal. De ser lembrado e de aparecer mesmo, por aquilo que fez ou faz, admirado por seu gênio, pelo seu poder, principalmente se isso vier de uma mulher e até mesmo por sua sabedoria, sem perceber que muitas vezes, esbarra numa outra característica da espécie. A burrice.

Como se fosse um espermatozóide que no meio de milhões que nadaram e morreram na praia, ou na garganta, consegue seu lugar ao Sol, chega ao óvulo, fecunda e numa atitude soberba, literalmente ferra tudo, achando ser o dono do pedaço, só por que entrou a força, ultrapassando os limites do local para mostrar poder, saindo de lá, sem conseguir mais voltar.

Para algumas pessoas, parece difícil aceitar o ciclo natural da vida: Nascer, crescer, desenvolver, reproduzir, envelhecer e morrer. Aí o cara começa a inventar e complicar também o ciclo, o mudando para: Nascer, crescer, não se desenvolver, se achar, fazer besteira, reproduzir, não criar, se endividar, complicar quem está envelhecendo e tentar se matar.

Quanto menos coisa, mais vida. Frase interessante não? Mas você deve estar se perguntando: 
O que é que o Ú tem a ver com as calças? Tudo bem, eu explico. Ora, tudo! Ambos são cúmplices. O que um faz, o outro sabe. Se cheirar, já se suspeita quem foi. Se rasgar, alguém estava de olho. E é disso que quero tratar. O preço da fama. O preço de estar na boca do povo.  

Todos nós, simples mortais, que seguimos o ciclo normal da vida, somos responsáveis pelo que fazemos. Nosso sucesso ou fracasso, só depende de nós. Já os semideuses, como muitos se acham os também chamados de artistas e que em alguns casos se encaixam no ciclo de vida alterado, não enxergam que seu sucesso vem do público, já o fracasso, deles próprios.

Ser famoso, mas não ter sossego? Eis a questão e o preço a pagar pela escolha da vida pública. Aceitar e respeitar, esta condição é o que diferencia o bom do ruim e garante sucesso sem fim.
Sempre haverá crítica, oposição, gente bêbada, folgada, donos da razão e chatos. Isso é fato. Veja Cristo! Só fazia o bem e mesmo assim, foi crucificado! E nem tinha paparazzi na época!

Outro exemplo, de nível santificado bem mais baixo, infinitamente inferior e por sinal, bem mais quente, inclusive aonde nós torcemos, para que ela vá depois daqui, é fazer dois túneis, únicos no mundo que desembocam em semáforos, desviando o trânsito para longe dos olhos, mas para baixo da terra, seguindo a filosofia anti-stress para qualquer assunto: “relaxa e goza”.

Colocação infeliz. Das palavras e dos túneis, mas não sou totalmente contra a posição citada, deixando claro que não sou de nenhum partido político. Mas para que discutir? Também não vou dizer para pegar a raiva, mastigar, engolir seco o nervoso e os digerir (alá Collor) alimentando bem uma úlcera. Seria suicídio homeopático, até por que botar para fora é bom.

Saber extravasar, além de profissionalmente se comportar, diante de uma provocação, é mais uma arte que os semideuses devem aprender, para evitar que acontecimentos como o ocorrido na festa da Paz (MG) onde Dudu, numa atitude nada Nobre, parou um show após ter sido chamado de chifrudo, por um simples mortal, se repita e a fama profissional possa durar.

Achar que somos mais que qualquer um, é como criticar os EUA por invadirem o Iraque, mas abrir a geladeira, na casa do vizinho, sem pedir autorização. O mundo gira e tudo é um ciclo. Collor, hoje pôs para fora sua raiva, mas no passado experimentou do mesmo veneno. Aquele espermatozóide vencedor deve tirar proveito da oportunidade dada, aproveitar e só relaxar. 

É difícil saber quem começou ou até que ponto abalou o já abalado. Mas ter a vida pública é aceitar a exposição e contornar a provocação para ser realmente elevado a um patamar terráqueo mais alto, sendo Bombom também para seu lado, evitando ser prejudicado. Humildade, jogo de cintura e pés no chão, podem ser uma saída. Escolher o anonimato, outra!


2 comentários:

  1. Parabéns pela crônica...
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por passar aqui. Eu Magno Oliveira em nome de Fernando Ferrari, agradeço sua participação no Folhetim Cultural.

    ResponderExcluir

Obrigado por interagir conosco!