domingo, 5 de junho de 2011

I Encontro de Blogueiros do Alto Tietê


Neste último sábado Poá recebeu o I Encontro dos blogueiros do Alto Tietê, o evento recebeu mais de 180 inscrições e contou com o público de todas as cidades da região. O Folhetim Cultural marcou presença com Magno Oliveira representando o blog, ao final o blogueiro recebeu um certificado pela participação no evento, Natan Fellipe foi o responsável pelos cliques e trás várias fotos para nós. Ao longo desta semana vocês irão ter todos os detalhes deste encontro aqui no Folhetim Cultural. Hoje vamos trazer a primeira parte do encontro que contou com a participação de Paulo Henrique Amorin e Eduardo Guimarães.

Paulo Henrique Amorim 

É jornalista da Rede Record. Trabalhou na Manchete, Abril, Jornal do Brasil, Globo, Bandeirantes, Cultura. Foi do Zaz, Terra, UOL, IG e hoje é responsável por um portal independente, Escreveu o livro Plin-Plin - A Peleja de Brizola Contra a Fraude Eleitoral". Formado em sociologia e Política.

Eduardo Guimarães

Comerciante, blogueiro, twitteiro, ativista político, ele engajou se na militância virtual. Tornou se Presidente do Movimento dos sem mídia e também é editor do famoso Blog da Cidadania.

Às 09 horas da manhã aconteceu o credenciamento de forma tranquila, o público que compareceu ao evento recebeu identificação, material para acompanhar as palestras. O evento ocorreu no Centro Cultural Taiguara. Após o credenciamento estava marcado para ás 10 da manhã, a abertura do evento com a apresentação da comissão organizadora formada por: Adilson Santos, Fotográfo, blogueiro; Everton Glavão, Designer, facebooker; Jair Pedrosa, gestor de redes sociais, blogueiro; Leandro de Jesus, jornalista, blogueiro; Leonardo Ferreira, jornalista, twitteiro; Marcos Dormel, Pastor, Assessor de Gabinete, blogueiro; Saulo Souza, Supervisor de empresa pública, blogueiro. Porém Paulo Henrique Amorin atrasou e a palestra com sua presença que estava marcada para ter ínicio ás 10h30, começou ás 11h30 e apresentação da comissão organizadora ocorreu de forma rápida ás 11h15.
Neste intervalo que houve todos os presentes, foram convidados a tomar um café da manhã com salgados, os blogueiros tiveram a oportunidade, se conhecer, trocar conhecimentos e trocarem endereços eletrônicos. Neste momento além de Natan Fellipe registrar o momento com fotos, Magno Oliveira também entrevistou algumas pessoas entre estas pessoas Adilson Santos:

Magno Oliveira: Este encontro em que pode ajudar a nossa classe de blogueiros?

Adilson Santos: É importante a integração dos blogueiros, para juntos trabalharmos neste processo de redemocratização da comunicação, então este encontro pode trazer mais conhecimento e troca de ideias.

Magno Oliveira: Qual o conteúdo do seu blog?

Adilson Santos: O meu blog ele tem um olhar de cidadão, eu questiono o serviço público em prol do cidadão, lá eu tenho feito alguns questionamentos e colocado os meus pontos de vista.

O blog do Adilson Santos para quem queira visitar é este: http://adilsonsantosfotografo.blogspot.com/

Presenciaram o evento importantes nomes da cidade de Poá como os vereradores Junior da Locadora e Lauriston Barros, o prefeito da cidade Testinha, Carlos Datovo presidente do PSOL, Milton Bueno pré candidato a prefeitura da cidade na próxima eleição e o Vice Prefeito de Poá Marcos Borges que humildimente aceitou o convite de ceder uma pequena entrevista ao Folhetim Cultural:

Magno Oliveira: Qual a importância destes eventos, para as pessoas que passam informação, que fazem cultura via internet?

Marcos Borges: Este evento é o mais importante que aconteceu nos últimos dias, e com uma particularidade, pois fico feliz por Poá, está sediando o I Encontro de Blogueiros do Alto Tietê. Isso mostra a força da juventude neste tipo de mídia que veio para revolucionar o mundo da notícia. Tívemos ditadores que caíram através da força das redes sociais, não tem como voltar atrás é o futuro, a mídia impressa começa a perder alguns espaços porque hoje você tem a notícia de forma rápida, no mesmo momento que acontece, está sendo divulgada pela internet, para o mundo todo. A internet não tem barreiras, não tem fronteiras, não tem limites.

Magno Oliveira: Hoje na internet temos 100% de liberdade de expressão. Isso pode ajudar ou atrapalhar o poder público?

Marcos Borges: Com toda essa liberdade, já temos autoridades que vem de uma certa forma policiar, para que possa punir quem extrapola este direito. Agora cabe ao cidadão que usa esta ferramenta por um limite, ele é que vai pôr um limite. Pode ajudar, como pode atrapalhar, agora eu acho que atrapalha mais a pessoa que não soube usar, porque quem é honesto, quem tem carácter, quem trabalha com clareza, quem trabalha com transparência não tem o que temer

Magno Oliveira teve ainda no mesmo momento a oportunidade de conversar com Adriano Guimarães assessor de Marcos Borges que tem um projeto em andamento que visa integrar os blogueiros da cidade num espaço de debate e troca de conhecimentos, Adriano conta a nós no que o evento de sábado pode contribuir com este projeto que ele tem:

Adriano Guimarães: Se tivermos acesso aos e-mails, isso pode nos auxiliar na divulgação deste projeto, lá será um portal, com o foco municipal, para que as pessoas possam debater, trocar ideias e conhecimento.

Assista agora a palestra de Paulo Henrique Amorin e nos próximos dias uma análise sobre a palestra, fotos, mais entrevistas e ainda matérias especiais sobre as outras atividades que houve neste evento.

Participação completa de Paulo Henrique Amorim










Reportagem: Magno Oliveira
Vídeos: Retirados da internet

2 comentários:

  1. Parabéns ao Folhetim Cultural pela bela participação nesse evento.
    Mágno, Bruno e equipe, vocês são mais que vencedores!
    Abraços cariocas!

    ResponderExcluir
  2. Ola Tudo Bem?
    Regina minha querida muito obrigado mesmo por acompanhar este trabalho desde o início, quando ainda eramos um blog de poesias e criticas.
    Hoje graças a esse talento que o Brasil ainda não descobriu que ainda irá causar muito na imprensa brasileira, que irá bater de frente com muitos gigantes, que não vai se calar tão fácil e que luta desde ja para levar noticias sobre Cultura em diversos lugares desse Brasil e do mundo através desta maquina que se tornou o nosso Blog Folhetim Cultural, eu me refiro diretamente a você Magno. O que ontem era um poeta calado de opinião escondida, hoje O Cara que corre atras da noticia para informar estes seguidores deste trabalho. Magno o único homem no mundo que eu digo até hoje que "Eu Amo" me orgulho de você grande homem.
    E obrigado mesmo por realizar este pequeno sonho que tinhamos de "Se Comunicarmos com o Mundo" e mostrar não a nossa opinião mas sim o que o povo quer dizer e não pode.
    Pois estamos representando toda uma Nação através deste Trabalho.

    "Parabéns Folhetim, parabéns Magno Oliveira"

    ResponderExcluir

Obrigado por interagir conosco!