Inventário Nacional de Referências Culturais na internet.


Inventário Nacional de Referências Culturais na internet.
Inventário Nacional de Referências Culturais na internet.
O Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan disponibiliza, em caráter experimental, a interface pública de acesso pela internet do Sistema do Inventário Nacional de Referências Culturais — S-INRC. A iniciativa permitirá a divulgação de parte das informações, documentos e registros sonoros, audiovisuais e fotográficos gerados com a aplicação da metodologia do inventário e organizados no banco de dados do S-INRC.

O S-INRC é uma plataforma digital que está sendo desenvolvida para o gerenciamento de todo o processo de pesquisa do inventário. No futuro, deverá ser utilizado para a construção de relatórios, oferecendo subsídios para a implementação e gestão das políticas públicas de patrimônio cultural imaterial. Além disso,  sistema fornecerá indicadores não apenas para avaliar as condições de existência e transmissão dos bens culturais, como também para aferir a  eficácia das ações destinadas à sua preservação.

Sobre o INRC

O Inventário Nacional de Referências Culturais – NRC – é uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Iphan. Seu objetivo é a produção de conhecimento sobre os domínios da vida social aos quais são atribuídos sentidos e valores e que, portanto, constituem marcos e referências de identidade para determinados grupos e comunidades. Contempla, além das categorias estabelecidas no Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, edificações associadas a certos usos,  significações históricas e imagens urbanas, independentemente de sua qualidade arquitetônica ou artística.
Fonte: Brasil Cultura
Adaptação e postagem: Magno Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA DE POÁ SERÁ DIA 19

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo