quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Luz do Amanhã busca resgate das tradições culturais afro-brasileiras


A Associação Desportiva e Cultural Luz do Amanhã, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realiza no dia 30 de janeiro, às 10h, no Pavilhão da Cultura Afro-Brasileira Zumbi dos Palmares, a 3ª Mobilização pela União dos Segmentos Afro-culturais do Alto Tietê. Este ano, o objetivo será o resgate das homenagens ao Orixá Oxóssi (São Sebastião, padroeiro de Suzano), integrar diversas manifestações culturais e religiosas e promover o respeito e o reconhecimento da cultura afro-brasileira.

O evento contará com uma procissão, cuja concentração será no Parque Municipal Max Feffer (portão de entrada da avenida Mogi das Cruzes), seguirá dentro do próprio parque e terá fim no pavilhão. Após a procissão, haverá uma missa presidida pelo padre Dioclécio Ribeiro da Silva, com a presença de autoridades.

As homenagens seguirão com apresentações de diversos grupos de capoeira, indígena, nação umbanda, nação keto, nação angola e samba do caboclo, entre outros. Para encerramento, uma roda de confraternização entre todos os presentes.

“Ao longo do tempo, as religiões de matrizes africanas vêm sofrendo graves preconceitos, em que os adeptos são colocados à margem da sociedade, o que fere um princípio da Constituição brasileira que garante liberdade de culto religioso a todos”, afirma Joaquim Sebastião da Silva, o Mestre Quim, diretor de eventos da Associação Luz do Amanhã.

“Portanto, é necessário reconhecer as nossas raízes culturais e valorizar o patrimônio histórico, cultural e religioso deixado por nossos ancestrais, além de manter viva nossa verdadeira identidade na luta para assegurar às comunidades tradicionais, como os terreiros, o desenvolvimento do seu trabalho, de acordo com as suas trajetórias”, completa.

Mais informações pelos telefones (11) 4747.4180 (Secretaria de Cultura) ou (11) 9830-9012 (Mestre Quim) ou também pelo email mestrequimpoesia@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!