sexta-feira, 21 de outubro de 2011

7ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano continua neste domingo

Neste domingo (23/10), o local apresentará “O Princípio do Espanto”, teatro de bonecos voltado para adultos, com o Morpheus Teatro. A entrada nos espetáculos da 7ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano é gratuita. O ingresso deve ser retirado no local uma hora antes (apenas um ingresso por pessoa).

23/10 (domingo) – 20h – Galpão das Artes
“O Princípio do Espanto”, com Morpheus Teatro

Um homem procurando nas páginas de um livro o que as palavras não dizem. Um boneco entra em cena, encantado com que vê, pelos objetos que encontra, enchendo-se de desejos, apaixonando-se, celebrando, perdendo o controle, fracassando. O boneco pensa conduzir os objetos e a vida à sua frente, mas nada sabe sobre o que está por detrás de si, nada sabe sobre o homem que é responsável por seu mais simples movimento. O homem crê controlar o boneco que construiu, mas compartilha com ele a ignorância do que está por detrás de si próprio. Criador e criatura, em uma relação sem palavras. Ambos procurando... O que as palavras não dizem.

“O Principio do Espanto” nasceu em 2002, a partir das pesquisas do ator e diretor João Araujo no teatro de animação. Ao utilizar sua boca para obter o controle da cabeça do personagem, criou uma imagem muito rica que, por sua concepção física, o remeteu à imagem poética do “sopro divino”. É o momento mágico em que o criador assopra a vida para dentro da criatura, citado na Bíblia. Esta relação, assim, acabaria por criar e determinar a relação base entre criador/criatura (manipulador/boneco), e que encontrou, ainda, em trechos do poema “Elegias de Duíno”, de Rainer Maria Rilke, a direta ressonância com a obra e, por assim dizer, o caminho poético da concepção.

O espetáculo foi produzido no Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, projeto coordenado pela Cia. Truks Teatro de Bonecos, com apoio da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo. Para sua circulação e participação em mostras pelo Brasil, Europa e Ásia, contou também com o apoio da Petrobrás, Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura.

“Princípio do Espanto” recebeu prêmios como Medalha de Ouro para o ator João Araujo no The First International Marionette Festival, em Hanói, Vietnã, em fevereiro de 2008; do Júri Popular de Melhor Espetáculo no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, em 2006; e Melhor Espetáculo Nacional no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, em 2004.

Ficha técnica
Criação e atuação: João Araujo
Operação técnica: Yuri de Franco
Figurino, cenário, adereços: João Araujo
Construção do boneco: João Araujo
Duração: 55 minutos

Fonte: SECOM Secretaria de Comunicação

Postagem: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!