quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Movimento Sincopado leva Bora Barão e Projeto Ressoa ao Museu da Casa Brasileira


Integrantes do Movimento Sincopado, os dois grupos homenageiam o choro em show do projeto Música no Museu. Dia 30 de outubro, domingo
 
Integrantes do Movimento Sincopado, que reúne profissionais ligados à música instrumental brasileira e, principalmente, ao choro, os grupos Bora Barão e Projeto Ressoa interpretam choros e sambas clássicos, além de composições próprias e da nova geração, em show no dia 30 de outubro, às 11h, no Museu da Casa Brasileira -- instituição da Secretaria de Estado da Cultura. A apresentação faz parte da série Momentos Especiais, organizada pela produtora cultural Carmelita Moraes. Em sua 11ª edição, o programa acontece tradicionalmente aos domingos e tem entrada gratuita.
 
Com um repertório voltado para os clássicos brasileiros de características dançantes das antigas gafieiras, a formação do Bora Barão, criado em 2011, traz uma sonoridade incomum, que remete à formação tradicional do choro. Formado por músicos da noite paulistana, o sexteto se apresenta mensalmente no projeto Samba na Casa do Gato, realizado na Casa de Cultura Digital.
 
O Projeto Ressoa, do pianista e acordeonista Felipe Soares, faz uma homenagem aos grandes mestres do choro e da música instrumental brasileira, suas principais influências. O trabalho do grupo é resultado de vivências musicais diversas: rodas de choro, experiências de palco, parcerias com teatro, circo e cinema, trilhas sonoras, encontros informais, viagens e inspirações. A escolha dos parceiros musicais busca sempre enriquecer os arranjos, dando espaço para improvisações e diálogos inusitados.
 
O repertório do show inclui músicas de Pixinguinha como Proezas de SolonDesprezadoJá te Digo (China e Pixinguinha)Diplomata e Cheguei, entre outros clássicos de outros compositores. O Terra Ressoa executará principalmente canções de autoria de seu fundador, Felipe Soares, como Fuzuê no camarimMistérios em MendesUm passeio no LemePé na terraXote azul, Peripécias de Cosme, entre outras.
 
Sobre o Movimento SincopadoO Movimento Sincopado nasceu da necessidade de músicos que viam seus trabalhos diluídos em meio a tantos artistas, composições, gravações e ensaios culturais. Atento ao cenário musical contemporâneo, o movimento pretende fortalecer o trabalho de cada integrante, ao proporcionar uma estrutura de gestão cultural, produção e comunicação comum a todos, além de um espaço para tocar, trocar e pesquisar a música instrumental brasileira e, principalmente, o choro.
 
Sobre o Projeto Música no MuseuUm dos projetos mais longevos do calendário do Museu da Casa Brasileira, o Música no Museu traz, há 11 anos, apresentações de qualidade com entrada gratuita em um dos locais mais charmosos da cidade: o jardim da instituição. Nesse período, curadores de renome assinaram a programação. Entre eles, o músico e historiador Carlinhos Antunes, assim como os maestros Julio Medaglia e João Carlos Martins e os pesquisadores e músicos Benjamin Taubkin, Antônio Nóbrega e Magda Pucci.
 
Mais de 120 mil pessoas conferiram, nas 11 edições do projeto, as apresentações de nomes importantes da música brasileira, como Zimbo Trio, Mawaca, Orchestra Bachiana, Mutrib, entre tantos outros grupos, coletivos, projetos solo e camerísticos populares e eruditos. Na temporada de 2011, o projeto, com a coordenação de Carmelita Rodrigues de Moraes, tem como objetivo divulgar a diversidade musical nacional e internacional por meio de diversos estilos: instrumental, erudita, popular, entre outros, e, ao mesmo tempo, oferecer ao público momentos agradáveis e especiais.
 
Integrantes Bora Barão:

Klayber Varella - voz e clarinete
Flavio Rubens - clarinete e sax
Samuel Silva - violão de 7 cordas e cavaquinho
Alexandre Moura - violão de 7 cordas e cavaquinho
Tigana Macedo - pandeiro e percussão
Miró Parma - surdo e percussão
Allan Abbadia - trombone
 
Integrantes Projeto Ressoa:

Felipe Soares - piano e acordeon
Marcel Martins – cavaco 5 cordas
Marquinho Mendonça - violão, guitarra e bandolim
Vinícius Pereira – contrabaixo acústico
Wellington Moreira Pimpa - percussão e bateria
Jopa Basile - trombone
 
 
REPERTÓRIO
 
Bora Barão

Proezas de Solon (Pixinguinha)
Sarravulho (Pixinguinha)
O bom filho à casa torna (Bonfiglio de Oliveira)
Desprezado (Pixinguinha)
Já te digo (China/Pixinguinha)
Choro pro Moura (Allan Abbadia)
Um chorinho pra você (Severino Araújo)
Diplomata (Pixinguinha)
 
Projeto Ressoa

Assunto nosso (Felipe Soares)
É de lá que vem (Felipe Soares)
Fuzuê no camarim (Felipe Soares)
Mistérios em Mendes (Felipe Soares)
Um passeio no Leme (Felipe Soares)
Pé na terra (Felipe Soares)
Xote azul (Felipe Soares)
Peripécias de Cosme (Felipe Soares)
 
Bora Barão + Projeto Ressoa

Cheguei (Pixinguinha)
Feira de mangaio (Sivuca / Glorinha Gadelha)
Bole-bole (Jacob do Bandolim)
 
 
Serviço: Música no Museu -- Movimento Sincopado – Bora Barão e Projeto Ressoa
Apresentação: 30 de outubro, domingo, às 11h
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Ingresso: Grátis
Acesso a portadores de deficiência física.
Visitas orientadas: 3032-2564 agendamento@mcb.org.br
twitter.com/mcb_org
 
Estacionamento: Domingo: preço único de R$ 15,00.
Bicicletário com 20 vagas
Apoio: Cerâmica Atlas, Fritz Dobbert, Movimento Sincopado

Fonte: A4 Comunicação Karina Betencourt

Postagem: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!