quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Teatro Ventoforte integra programação especial do Museu da Casa Brasileira para o Dia das Crianças


Em homenagem ao Dia das Crianças, no próximo 12 de outubro, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, oferece uma programação especialmente criada para o público infantil. A partir das 11 horas, será apresentada a peça teatral As 4 Chaves do grupo Teatro Ventoforte, e às 14h30, o programa Uma Tarde no Museu realiza uma oficina para incentivar a aproximação das crianças ao universo dos jogos e brincadeiras da cultura popular brasileira.Todas as atividades são gratuitas.

Sob a consagrada direção de Ilo Krugli, o grupo Teatro Ventoforte faz apresentação única nos jardins do Museu, envolvendo o público em uma aventura poética, que mescla canto, dança, música e poesia, e assume características de brincadeira de rua ao contar com a presença de quatro personagens de 2,5 metros de altura. De forma lúdica e divertida, a peça fala sobre a realização dos desejos e sentimentos de cada uma dessas figuras. Crianças, e também adultos, participam livremente do espetáculo, e ajudam na confecção de alegorias e na preparação de pães, distribuídos ao final do espetáculo.

Dando sequência à programação do Dia das Crianças, o Museu da Casa Brasileira realiza mais uma edição do Programa Uma Tarde no Museu, com atividades lúdicas que convidam toda a família a participar. A partir de 14h30, será formado um circuito de jogos e brincadeiras da cultura popular e, no final, cada participante construirá seu próprio brinquedo a partir das experiências propostas. A diversidade e influências culturais serão o tema central da atividade.
 
Teatro Ventoforte e As 4 Chaves
O Teatro Ventoforte foi criado em 1974, no Rio de Janeiro, com a estréia do espetáculoHistória de Lenços e Ventos, de Ilo Krugli. Com mais de 30 espetáculos encenados em diversos países, a companhia conquistou, ao longo de sua trajetória, cerca de 50 prêmios, entre eles alguns dos mais importantes do teatro brasileiro, como Mambembe, Moliére, APCA e Shell.

Criador de uma linguagem poética voltada para o sonho e a fantasia, o grupo inspira-se na arte popular e utiliza recursos artesanais, com uma estrutura comunitária que exprime a vocação dos seus participantes e aposta na potencialidade artística de cada ser humano. Desenvolve, desde a sua criação, atividades artísticas, educativas e sociais, principalmente para o público infanto juvenil, caracterizadas pela inovação e qualidade estética. A partir da valorização da cultura popular e da leitura de conteúdos expressivos das mais diversas realidades sociais e humanas, o coletivo propõe a democratização dos temas e das formas de apresentar os espetáculos.

A peça As 4 Chaves, de 1983, que utiliza um cenário composto por painéis que se movimentam, bonecos e alegorias, é detentora de prêmios como o de melhor direção pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), tendo realizado apresentações nos CEU’s de São Paulo, no festival Porto Alegre em Cena e em outros centros culturais do País.
 
Uma Tarde no Museu
O Programa Uma Tarde no Museu é voltado às famílias e ao público em geral com a finalidade de incentivar de forma criativa e lúdica a leitura da coleção, exposições temporárias e programação cultural do MCB. É uma atividade que ocorre todo mês, sempre aos sábados, dialogando com a programação do museu.

As estratégias e materiais são elaborados pela equipe de educadores do MCB e visam à experimentação de novas práticas de mediação com o público. Entre os objetivos centrais desta atividade estão o estímulo à cooperação e respeito entre diferentes pessoas e grupos, o reconhecimento do museu enquanto espaço de convivência, lazer e aprendizagem e o estímulo às atividades voltadas para o público espontâneo.


Ficha Técnica
Elenco: Ilo Krugli, Rodrigo Mercadante, Lizete Negreiros, Wilker Soares, Ricardo Marcondes, Felipe de Souza, Ana Maria Carvalho, Rita Rozeno, Juan Velásquez
Fotografia e Design Gráfico: Fábio Viana
Cenografia: Michael Paiva
Painel Cenográfico: Equipe Artesanal
Iluminação: Danilo Moura
Realização de Figurinos: Ana Maria de Carvalho
Administração: Claudeir Gonçalves
Música: Anônimas populares e repertório do Ventoforte
Produção: Ventoforte
Concepção geral, texto e direção geral: Ilo Krugli
 Serviço - As 4 Chaves
Data: 12 de outubro
Horário: 11 horas
Duração: 1 hora
Ingresso: Gratuito

Serviço – Uma Tarde no Museu
Data: 12 de outubro
Horário: 14h30 às 17h (chegar de 10 a 15 minutos de antecedência)
Inscrições: (11) 3032-3727 - Vagas limitadas (25)

Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Acesso a portadores de deficiência
Estacionamento: Feriado: preço único de R$15,00
Bicicletário com 20 vagas
Fonte: A4 Comunicação
Postagem: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!