Coreógrafa belga acusa Beyoncé de plágio em videoclipe


Foto: Divulgação
Beyoncé no clipe "Countdown"
A renomada coreógrafa de dança contemporânea belga Anne Teresa De Keersmaeker denunciou a cantora Beyoncé por supostamente plagiar partes "integrais" de vários de seus espetáculos no videoclipe "Countdown".
Anne afirma em comunicado que Beyoncé copiou coreografias incluídas em "Rosas danst Rosas" e "Achterland", composições que estrearam em 1983 e 1990, respectivamente. Além dos passos de dança, Beyoncé também teria copiado "figurino, decoração e o cenário onde Thierry De Mey filmou" na época.
A coreógrafa assinala na nota que ficou sabendo do plágio através do Facebook, quando começaram a lhe perguntar se vendera suas composições à cantora. "Quando assisti ao vídeo fiquei espantada pela similaridade do videoclipe de Beyoncé com meus trabalhos", assinala a coreógrafa.
A dançarina apontou que, por um lado, se sente "honrada", pois com isso suas coreografias chegaram a um público mais amplo e, porque, "afinal de contas, Beyoncé canta e dança muito bem". Por outro lado, no entanto, Anne assinalou que haverá consequências pelo plágio. "Não posso acreditar que sua equipe não estivesse a par disso", apontou.
Além disso, a coreógrafa chamou a atenção para o fato de que "Rosas danst Rosas", já um clássico da dança contemporânea, tinha um componente feminista, ao passo que na pele de Beyoncé "é um mero objeto sexual e de consumo".
Anne Teresa De Keersmaeker (Mechelen, 1960) é uma das maiores figuras da dança contemporânea mundial depois da criação da companhia "Rosas", em 1983, com a qual já assinou 35 espetáculos. A coreógrafa tem ainda em seu currículo a direção do Teatro da Ópera de Bruxelas (La Monnaie), entre 1992 e 2007, e a criação da Parts, em 1995, escola referência da dança contemporânea na Europa.
Assista ao clipe de "Countdown", de Beyoncé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo

Shows do Sampa Crew e Gabriel Corrêa fecham programação do aniversário de Poá