Coreógrafa belga acusa Beyoncé de plágio em videoclipe


Foto: Divulgação
Beyoncé no clipe "Countdown"
A renomada coreógrafa de dança contemporânea belga Anne Teresa De Keersmaeker denunciou a cantora Beyoncé por supostamente plagiar partes "integrais" de vários de seus espetáculos no videoclipe "Countdown".
Anne afirma em comunicado que Beyoncé copiou coreografias incluídas em "Rosas danst Rosas" e "Achterland", composições que estrearam em 1983 e 1990, respectivamente. Além dos passos de dança, Beyoncé também teria copiado "figurino, decoração e o cenário onde Thierry De Mey filmou" na época.
A coreógrafa assinala na nota que ficou sabendo do plágio através do Facebook, quando começaram a lhe perguntar se vendera suas composições à cantora. "Quando assisti ao vídeo fiquei espantada pela similaridade do videoclipe de Beyoncé com meus trabalhos", assinala a coreógrafa.
A dançarina apontou que, por um lado, se sente "honrada", pois com isso suas coreografias chegaram a um público mais amplo e, porque, "afinal de contas, Beyoncé canta e dança muito bem". Por outro lado, no entanto, Anne assinalou que haverá consequências pelo plágio. "Não posso acreditar que sua equipe não estivesse a par disso", apontou.
Além disso, a coreógrafa chamou a atenção para o fato de que "Rosas danst Rosas", já um clássico da dança contemporânea, tinha um componente feminista, ao passo que na pele de Beyoncé "é um mero objeto sexual e de consumo".
Anne Teresa De Keersmaeker (Mechelen, 1960) é uma das maiores figuras da dança contemporânea mundial depois da criação da companhia "Rosas", em 1983, com a qual já assinou 35 espetáculos. A coreógrafa tem ainda em seu currículo a direção do Teatro da Ópera de Bruxelas (La Monnaie), entre 1992 e 2007, e a criação da Parts, em 1995, escola referência da dança contemporânea na Europa.
Assista ao clipe de "Countdown", de Beyoncé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shows do Sampa Crew e Gabriel Corrêa fecham programação do aniversário de Poá

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”